Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Conservação dos alimentos: 8 coisas que você deve parar de fazer errado!

Por Marly Helena Vanlerberghe, 17/06/2016
Google Ads

OK  Conservação dos alimentos: 8 coisas vamos parar de fazer errado!

Nós não gostamos de desperdícios e nós queremos portanto conservar melhor nossos alimentos. Infelizmente, muitas vezes por má orientação ou desconhecimento, cometemos erros.

Vamos lhes dar 8 dicas que são preciosas para conservar corretamente os alimentos e corrigir erros que, por acaso, estejam acontecendo. Leia com cuidado e siga as orientações!

1 - Conservar os ovos na geladeira: NÃO

Não é preciso conservar seus ovos na geladeira. Aliás, eles não são vendidos nas gôndolas refrigeradas dos supermercados. Acontece que a casca é naturalmente impermeável às bactérias de maneira mais eficaz quando o ovo não está na geladeira. E, como é preferível utilizá-los na maioria das receitas em temperatura ambiente, a escolha é rapidamente feita.

2 - Esperar que os alimentos esfriem antes de colocá-los na geladeira: NÃO

Sabe-se que não devemos colocar um alimento quente na geladeira pois ele vai aumentar a temperatura e não é bom para os micróbios. Em revanche, deixar um prato quente na temperatura ambiente vai proliferar os micróbios. O que fazer, então? O ideal é esfriar o alimento o mais rapidamente possível colocando-o, por exemplo num prato gelado (tirado do refrigerador), ou colocá-lo numa tigela colocada sobre outra cheia de água gelada: na realidade um banho-maria frio.

3 - Deixar as frutas com caroço sobre a mesa de trabalho: NÃO

Tudo bem, é bonito uma fruteira sobre a mesa mas não é top para a conservação. Se for por algumas horas, isto não causa problemas, mas é um problema se for por longo tempo.  O melhor é conservá-las na geladeira e retirar um pouco antes de saboreá-las. 

4 - Conservar as frutas secas no armário: NÃO

As frutas secas contêm óleos vegetais que podem fazê-las rançosas. É o caso, por exemplo, das amêndoas, avelãs, nozes, amendoins, castanhas de caju e do Pará, pistaches, etc. O ideal é conservá-las na geladeira (ou armário fresco) mas em bocais hermeticamente fechados.

5 - Conservar as farinhas integrais ou farinhas de castanhas bio, etc, em armários: NÃO

Estas farinhas são frágeis e podem ficar rançosas ou criar pequenos bichinhos. O ideal é conservá-las na geladeira ou comprá-las em pequenas quantidades. Isto vale também para as farinhas de amêndoas, etc.

6 - Conservar o café na geladeira: NÃO

O ideal é comprar seu café em pequena quantidade. O café moído fresco vai absorver a umidade e odores, não é uma boa solução, a menos que fique muito pouco tempo e guardado em bocal hermeticamente fechado. É bom lembrar que, como os ovos, o café não fica nas gôndolas refrigeradas do supermercado. 

7 - Conservar o pão na geladeira: NÃO

É uma heresia pois ele vai ficar todo seco em pouco tempo. Para conservá-lo melhor o ideal é congelá-lo em fatias. 

8 - Conservar as batatas na geladeira: NÃO

Elas correm o risco de pegar umidade e mofar. Devemos conservá-las em local seco e ao abrigo da luz. Ao contrário, se você comprar batatas temporãs, recém colhidas, você pode conservá-las na geladeira, mas não mais que 3 dias, pois é um produto muito fresco.

 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: um jeito prático para conservar melhor as bananas

Você sabia que existe um jeito simples, rápido e barato de aumentar a durabilidade das bananas?! Confira a dica do chef Damien.

 

Comentar este artigo

8 técnicas sobre ovos que você precisa conhecer! 7 ideias e receitas originais para fazer com pão!