Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Marly Helena Vanlerberghe

Pudim de claras com damasco

Por Marly Helena Vanlerberghe

Uma sobremesa leve e requintada, pode ser feita também para aproveitar claras que sobraram de alguma outra receita. Os damascos e o crocante de amêndos dão o toque final.

Google Ads
Mestre Cuquinha comenta

Uma sobremesa leve e requintada, pode ser feita também para aproveitar claras que sobraram de alguma outra receita. Os damascos e o crocante de amêndos dão o toque...

Avalie esta receita 3.7/5 (340 Votos)
Pudim de claras com damasco CuquinhaSugere  ***** 1 Foto

Ingredientes

  • 6 claras
  • 12 colheres (sopa) de açúcar
  • 100 g de damascos secos
  • Gotas de limão
  • 1 colher (chá) de maisena
  • 1/2 copo de água
  • 1 pitada de sal

Detalhes

Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozimento: 120min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Leve ao fogo os damascos com a água e deixe ferver para amaciá-los. Despeje a água, retire os damascos, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Reserve.

Etapa 2

Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes, com o sal e as gotas de limão. Continuando a bater, acrescente o açúcar aos poucos até formar um suspiro bem firme e depois a maisena, ainda batendo. Coloque os damascos e bata para misturá-los bem.

Etapa 3

Untar uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo no meio, com bastante manteiga e polvilhar com açúcar. Colocar o suspiro na forma, tendo o cuidado de alisar toda a superfície. Levar ao forno aquecido a menos de 150°, em banho-maria, por cerca de 1 hora e meia ou mais, até que, fazendo o teste do palito, este saia seco. Dependendo do forno, deve-se deixar a porta meio aberta.

Etapa 4

Retirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira por algumas horas antes de desenformá-lo. Colocar em prato de apresentação, decorar com "chantilly", ou crocante de amêndoas ou pedacinhos de damascos previamente umedecidos em licor de pêssego. Conservar em geladeira.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: Aprenda a fazer caramelo perfeito com o chef Damien

O caramelo é uma preparação à base de açúcar cozido, mais ou menos colorido. Podemos usá-lo em um grande número de sobremesas, decorações ou molhos. Aprenda com a nossa vídeo aula!

Ingredientes para o caramelo:

  • 2 xícaras de açúcar (360 gramas)
  • ½ xícara de água (120 gramas)

Comentar essa receita

Oi Eliana, já inserimos a informação. Na verdade, a maisena entra no pudim realmente, entre os demais ingredientes e a adição dos damascos de forma a garantir um bom resultado. Pedimos desculpas e esperamos que você goste do pudim! Não deixe de comentar aqui quando tiver feito a receita! Abraços é tenha um ótimo dia!

Comentado por

Mas onde entra a maisena ?

Comentado por

Pudim de claras Pudim de clara