Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Ana Paula



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Ana Paula!

Visite o blog: Menu Criativo.


Visite o perfil e as receitas de Ana Paula.



"Quando você cozinha com amor, percebendo a mudança de cada ingrediente, a importância de cada erva, tudo fica mais gostoso. A comida, o ato de cozinhar e a vida..."



Olá Ana Paula, conte para nós...


Pela descrição no blog, sabemos que seu marido teve um papel fundamental ao te elogiar com seus pratos. Mas como surgiu a ideia de criar o ‘Menu Criativo’ e como se deu o desenvolvimento dele?


Meu marido sempre falava que eu devia fazer um blog de culinária. Eu achava meio loucura, pois nunca imaginei que iríamos ter tantos acessos como hoje. Se não fosse a insistência dele, o Menu Criativo não existiria.
Acabei criando o Menu despretensiosamente e com o tempo fui tentando melhorar a qualidade das fotos e me adequar à receitas mais saudáveis. Já estou até me aventurando a criar algumas vegetarianas!

De forma geral, como vocês abordam cada tema em seu blog, como escolhe as fotos e as receitas?


Sou eu mesma quem faz as receitas, tiro as fotos e faço a edição. O marido ajuda sendo a "cobaia" e me motivando a sempre tentar coisas novas.
Os temas na verdade são as comidas que gostamos, que faço nos finais de semana. Tento sempre focar em algo mais saudável, mais light. Como o marido fez reeducação alimentar, eu tenho que apoiá-lo né!?
Minhas receitas sempre tem o passo-a-passo, pois acho importante o leitor ter a noção do que vai acontecer durante o processo e não ficar em dúvida.

Existe alguma coisa que você não gosta na Cozinha? E qual aquela que você mais gosta?


Eu experimento de tudo! Já comi cérebro de boi frito, legumes com gelatina de peixe, raíz de flor de lotus (renkon).

Mas se tem uma coisa que eu não como de jeito nenhum... Cebolinha! Sério, por mais incrível que isso pareça eu nunca uso cebolinha e já cheguei a trocar prato em restaurante quando vejo a bendita... rsrs

O que mais gosto é o processo de cozinhar em si... Cortar os ingredientes, pensar nos temperos, ver a receita dar certo, ver as pessoas comendo aquilo que fiz com tanto carinho. Para mim o melhor da cozinha é isso!

Você diz que sempre foi criativa quando o assunto era Culinária. Então, nos explique como você expressa esta criatividade: brincando com os ingredientes, inventando as receitas, misturando os sabores ou colocando temperos diferentes?


Mesmo que eu pegue uma receita na internet ou livro, eu mudo algo! Sempre. Parece um vício, é mais forte que eu. rsrsrs Tiro um pouco da gordura, acrescento uns temperos, substituo ingredientes. Acho que isso vem da minha formação, que sou química.

Duas dicas bem legais por exemplo:
- Coloque uma pitadinha bem pequena de canela na carne móida. Dá um toque muito bom.
- Bata umas folhas de manjericão no suco de maracujá. Fica incrível!

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes...?


Temperos. AMO! tenho uma gaveta cheia deles. Muitas ervas, condimentos, pimentas de diferentes tipos. Para conseguir usar pouco sal, eu costumo fazer a comida bem temperada.

Agora utensílios são 2 os meus preferidos: um mixer, porque somos apenas eu e marido em casa, então eu bato tudo com o mixer porque tenho preguiça de lavar o liquidificador (não me julguem! rsrsrs).
E um forninho elétrico que comprei ano passado, depois disso o coitado do meu forno convencional foi esquecido.

Dentre suas receitas, vocês têm uma preferida e que gostariam de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para vocês?


Tenho uma receita de Strogonof Light de Palmito que eu inventei e ficou deliciosa!! http://www.menucriativo.blogspot.com.br/2012/12/strogonoff-de-palmito-light.html
Para mim o mais especial dessa receita é que eu a criei do zero e ficou bem melhor que imaginei...

O marido diz sempre que a costelinha ao barbecue é a melhor para ele!
http://www.menucriativo.blogspot.com.br/2013/04/costelinha-ao-barbecue-barbecue-ribs.html

Vocês poderiam deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Cozinhar não é um bicho de sete cabeças e nem deve ser encarada como um peso, uma obrigação.
Quando você cozinha com amor, percebendo a mudança de cada ingrediente, a importância de cada erva, tudo fica mais gostoso. A comida, o ato de cozinhar e a vida...



Obrigada Ana Paula por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 30/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

Parabéns! Seu trabalho sendo reconhecido é maravilhoso. Continue fazendo sucesso cada vez mais, vc e o maridão merecem!

Comentado por