Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Max do Max Gastronomy



Entrevista realizada por Mélanie Entrevista realizada por Mélanie

Nós entrevistamos Max do Max Gastronomy!

Visite o blog: Max Gastronomy.


Visite o perfil e as receitas de Max do Max Gastronomy.

Descubra sua receita favorita: Costelas de Porco ao Molho de Gengibre



"A gastronomia nada mais é que a Alquimia moderna voltada para os alimentos e para o prazer culinário..."



Olá Max do Max Gastronomy, conte para nós...


Você é engenheiro químico, como surgiu a idéia de criar um blog sobre Gastronomia e como se deu o desenvolvimento dele?


Desde de pequeno gosto de cozinhar, de reunir familiares, amigos e agregados. A comida para mim está associado ao social, a alegria, a animação, ao prazer de estar com as pessoas que você gosta.

E foi no Reveillon de 2010-2011 que o blog surgiu após uma promessa de Ano Novo em 2011 que havia feito para uma amiga no Revéillon que sugeriu postar as receitas que faço e tirar as fotos das apresentações, e a cada dia fazer uma receita diferente, como foi mostrado no filme Julie & Júlia... E desde então, o MaxGastronomy tem essa finalidade.

Max, poderiamos dizer que cozinhar tem tudo a ver com química e física, misturas, ações e reações, transformações, enfim, você aproveita seus conhecimentos de química na hora de cozinhar?! Já elaborou alguma receita usando a química?


Hahaha... Isso realmente é verdade, a arte de cozinhar nada mais é que transformar substâncias (alimentos) em compostos (pratos). Combinar sabores é fazer reações químicas, a textura é fazer interações físicas e a mistura desses dois componentes é Alquimia!! hehe

A gastronomia nada mais é que a Alquimia moderna voltada para os alimentos e para o prazer culinário... E sim, eu sempre presto atenção com um olhar de químico, por exemplo, quando você mistura limão ao peixe, eu sei que essa interação/reação irá eliminar alguns componentes químicos "indesejados" e formar outros "deliciosos" rsrs

Em alguns posts, quando há uma "química" que eu ache interessante mencionar, eu tento explicá-la e aplicar na receita... Isso traz conhecimento e "saber" do que você está fazendo, algumas vezes eu me pergunto, porque estou colocando isso? Para que serve? Essas são perguntas muito importantes, porque no momento que você começa a entender o porquê de adicionar uma erva, um condimento, uma pitada disso, uma pitada daquilo... é nesse momento que você está cozinhando de verdade.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como você escolhe os assuntos, existe uma linha a seguir? Você tem algum colaborador?


Bom, em geral, eu abordo as receitas conforme o que encontro barato no supermercado... Porque infelizmente dinheiro não dá no vazinho (risos).

Mas eu tento fazer receitas que meus amigos ou de alguém que pede alguma coisa, ou quando quero testar sabores diferentes, técnicas ou aumentar minha memória gustativa.

Atualmente, não tenho nenhum colaborador, mas tenho muitos "amigos-cobaia" (Aliás, merecem agradecimentos especiais ao meus grandes amigos Diego Queiróz, Wendel Wonka, Thiago Oliveira, Olga Bon, Denny Rodrigues, Leandro Martins) que sempre estão dispostos a provar as minhas gororobas, sejam as que dão certo ou dão errado rsrs

Você tem receitas tradicionais japonesas, eu diria, receitas de família, sua cozinha naturalmente tem influência japonesa. Você sofre influência de alguma outra cultura gastronômica? Tem algum chef ou pratos preferidos ?


Hehe, com certeza sim, minha família é tradicionalmente japonesa, cresci comendo tudo que é prato com essa tendência gastronômica (mas é claro que tem alguns pratos que eu detesto! rs)

Minha mãe é uma cozinheira nata, acho que adquiri isso dela, tudo que ela cozinha é maravilhoso, delicioso e perfeito! E muitas coisas eu herdei dela e aprendi com ela... outras eu adquiri testando, lendo sobre o assunto, pesquisando, perguntando, bisbilhotando e outros "andos" por aí.

Eu sou de Belém do Pará e adoro a gastronomia de lá... E com certeza, eu tenho uma grande influência dessa gastronomia, inclusive convido vocês a ler meu artigo sobre a gastronomia amazônica. Mas como moro já mais de 10 anos no Rio de Janeiro e provei de tudo, criei outros gostos também... hehe

E em particular, adoro as receitas de alguns chefs como o Claude Troisgros e Nigella, por causa de suas "manias" de tornar tudo muito gostoso, sofisticado e ao mesmo tempo simples.

Quanto ao meu prato preferido... É com certeza o Tacacá! A Maniçoba! Kare! Mmmmm

Sua relação com a gastronomia mudou depois que vc criou o blog?


Com certeza, sim!! Antes eu achava que a gastronomia fosse meramente cozinhar, mas vi que não é só isso, a gastronomia é uma arte onde você tem que tentar aliar os sabores e a apresentação do mesmo. Além de necessitar de disciplina, organização e muita criatividade.

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes, ... ?


Na minha cozinha não falta Coentro, Pimenta de Cheiro, Limão, Gengibre e Shoyu... E quanto a utensílios, não pode faltar a panela e faca de ferro.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que você gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Mmmm é bem difícil, mas uma receita que sempre meus amigos pedem quando vão em casa (inclusive, quando querem eles já trazer os ingredientes para eu fazer rsrs)... É a receita de costelas de porco ao molho de gengibre (link no início da entrevista) e realmente, eu adoro essa receita!! Ela é especial, porque tem os sabores da gastronomia japonesa (gengibre), a textura da gastronomia brasileira e a apresentação da gastronomia francesa.

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Se algum dia você chegar em casa cansado, estressado, chateado, irritado... Vá para cozinha, pegue tudo que estiver na geladeira, pique bem devagar, misture, cozinhe e coma! E seu dia ficará mais feliz!

Cozinhar tirar o stress, alimenta o corpo e alma!!!

Um grande abraço,
Max Minato ( MaxGastronomy )



Obrigada Max do Max Gastronomy por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 22/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista