Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Pedro Frade



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Pedro Frade!

Visite o blog: Petit Gastrô.


Visite o perfil e as receitas de Pedro Frade.



"Valorizo muito o "feito a mão", feito com carinho e amor, que não deixa a desejar nunca."



Olá Pedro Frade, conte para nós...


Quando e como você teve a ideia de criar o ‘Petit Gastrô’? Como se deu o desenvolvimento dele?


O Petit Gastrô surgiu assim que entrei na faculdade de Gastronomia. Juntei a minha paixão pela cozinha, com o gosto de escrever que sempre tive, e a partir disso criei o blog. Quando criei, tinha o mesmo objetivo que ainda tenho hoje, que é falar principalmente de ingredientes, e durante esses dois anos aprendi bastante, e tento sempre adequar o blog pra melhor maneira possível. Sem duvidas a criação de um nome original, único, e que se destacasse foi o mais difícil, um trabalho de meses.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Você trabalha sozinho ou possui algum colaborador?


O Petit Gastrô possui várias categorias, pois gosto de falar de tudo sobre gastronomia. Sem duvidas, o meu assunto principal e que mais gosto de falar é sobre os ingredientes, pois acredito que o mais importante para se fazer um bom prato parte de bons produtos. No momento em que percebi que as pessoas gostam muito de receitas práticas e rápidas, resolvi colocar semanalmente uma, e foi um sucesso imediato. Não deixo de falar e apoiar os maiores eventos de gastronomia que acontecem no Brasil e no mundo, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento de nossa profissão. Possuo não só os colaboradores administrativos que me ajudam diariamente, mas como os inúmeros leitores, que são tão importantes quanto!

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre o que você mais gosta.


O que mais gosto da gastronomia é o simples fato de poder cozinhar sempre, fazer as pessoas se sentirem bem comendo um bom prato, e poder trabalhar com os ingredientes fantásticos que temos. Talvez o que eu não goste seja quando a culinária brasileira não recebe tamanha valorização que mereça, valorizando apenas o produto que vem do exterior.

Sempre é bom falar de cozinha. Conte-nos sua opinião sobre a gastronomia brasileira atualmente, estamos nos expandido no bom caminho ou temos que muito que aprender ainda?


A Gastronomia Brasileira é uma das melhores do mundo, tão rica quanto qualquer outro país. Temos produtos e ingredientes fantásticos, algo que é o mais difícil e já temos o privilégio de ter. Agora, nos resta trabalhar e explorar esses produtos brasileiros ao máximo, algo que já vem sendo feitos pelos excelentes chefs de cozinha que temos no Brasil. Mesmo que ainda longo, estamos no caminho certo, e no momento em que a gastronomia brasileira for valorizada como deveria ser, e for reconhecida como algo cultural, chegaremos lá!

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Falando em equipamentos de cozinha, acho muito bom o uso da tecnologia, pois são muitas as vezes que conseguimos trabalhar um ingrediente de uma maneira diferente, e que talvez sem esses utensílios não chegaríamos em determinado resultado. Porem valorizo muito o "feito a mão", feito com carinho e amor, que não deixa a desejar nunca. Em respeito aos ingredientes, nunca pode faltar um com boa qualidade para preparo de um prato.


Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


O "Jambalaya" é uma das minhas receitas favoritas, que trata-se basicamente de uma paella do estado da Luisiana, bastante condimentada, e bem apimentada. Gosto muito de fazer nos fins de semana, principalmente por ser também a receita preferida da minha mãe. Acho muito interessante a mistura de linguiça calabresa, frango, presunto e camarão nesse prato, juntamente com as especiarias.
Link da história do prato: http://www.petitgastro.com.br/a-historia-do-jambalaya-e-suas-influencias-culturais/

Ingredientes (para 12 pessoas)

- 1/3 xícara de óleo
- 1 cebola fatiada
- ½ xícara de aipo fatiada
- 1 pimentão verde fatiado
- 3 ramos de tomilho
- 2 dentes de alho fatiados
- 400g de presunto em cubos
-400g de linguiça fatiada
-500g de peito de frango
- ½ kg de tomates em cubos sem pele e sem sementes
- ½ colher de chá de cravo em pó
- 1 folha de louro
- 4 colheres de salsinha picada
- Sal a gosto
- 6 gotas de pimenta tabasco
- 1 colher de chá de pimenta caiena
- 750g de camarões
- 960g de arroz parboilizado (70 a 80 g por pessoa)
- 2 litros de caldo de frango
- Camarões VG

Preparo:
- Em uma frigideira, dourar levemente a linguiça, o presunto e o frango. Retirar da frigideira e reservar.
- Utilizando a mesma frigideira, refogar a cebola, o aipo, o pimentão e o tomilho, por uns 10 minutos.
- Juntar o alho e deixar mais 2 minutos
- Acrescentar o presunto, voltar com a linguiça e cozinhar por outros 10 minutos.
- Colocar o tomate, cravo, louro, salsinha, sal, Tabasco, pimenta caiena e o arroz.
- Mexer bem por uns 3 minutos.
- Acrescentar o caldo de galinha e cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até o arroz ficar quase pronto.
- Colocar os camarões, cozinhar por 3 minutos, desligar o fogo e deixar tudo descansando por alguns minutos antes de servir.

Foto do prato: http://migre.me/fRvI0

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Gostaria de agradecer a oportunidade de bater um papo legal com os leitores de um site tão bacana que é o Receita sem Fronteiras, e dizer que é muito importante valorizarmos a nossa gastronomia, que possui excelentes produtos, pois esse é o caminho para colocarmos a Gastronomia Brasileira entre as principais do mundo. Cozinhar é muito bom, seja profissionalmente ou como hobby, e para quem possui o desejo de aprender a cozinhar, basta ter persistência e força de vontade. Acredito que a partir do momento que uma pessoa saiba cozinhar, a sua alimentação será mais saudável, ponto que considero muito importante nos dias de hoje, e por isso não abro mão da boa alimentação.



Obrigada Pedro Frade por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 28/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

sandracabecadas

Gostei muito do seu blog. Penso que vou aprender umas coisas ñendo os seus artigos.
Parabéns.
Sandra Cabeçadas

Comentado por