Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Tendência: o "feito em casa"

,
Receitas sem Fronteiras

OK   Tendência: o "feito em casa"

 

O "feito em casa", uma tendência confirmada afeta não só comida. É encontrada em bricolagem, cozinha, decoração, artesanato, passando pela costura,  onde a venda de máquinas de costura experimentou uma recuperação. O "feito em casa" ou "faça você mesmo", é a oportunidade de trazer o seu toque pessoal, criar um produto único, que nos lembra você, seja em roupas, móveis ou cozinha. Vamos fazer a pergunta: "caseiro", uma mudança fundamental na sociedade ou uma moda passageira?

 

O feito em casa, um fenômeno de moda ou não?

A origem desta tendência se confirma depois do desenvolvimento da crise econômica que afetou permanentemente os orçamentos familiares. Estes têm visto o aumento das despesas correntes (habitação, aquecimento, telefone, seguros, etc.) e reduzido em conformidade o orçamento para a alimentação fora de casa, preferindo privilegiar o lazer. Mas a crise não explica tudo. Assistimos paralelamente à emergência de uma sociedade de hiperconsumismo às exigências incessantes que muda, modifica, o ato de comprar se opondo ao "poder de compra" com base na razão, em motivos para "querer comprar" mais compulsivo que atende uma necessidade crescente de compensação, consolação. O consumidor perde suas referências e  fez de sua casa um casulo aconchegante onde a família foi reencontrada.

Finalmente vemos que fora do contexto profissional, a alimentação é entendida de forma diferente, confirmando a assim a culinária caseira. A hora do jantar agora é vista como um momento mais relaxado e compartilhado: na família, é claro, mas também com os amigos, onde se encontra o prazer de fazer boa comida.

 

O feito em casa, uma maneira de retomar o consumo na mão!

 Escândalos alimentares, crises sanitárias, a opacidade de algumas indústrias de alimentos sobre a origem e a qualidade dos produtos transformados, têm levado os consumidores a voltarem para os produtores locais. Além disso, ele gosta de cozinhar a partir de produtos agrícolas do território que têm uma segurança e correspondem à nostalgia do produto rural, enquanto a urbanização está crescendo. A preparação da refeição também significa cuidar de sua saúde, reduzir o risco de obesidade amplificado por junk food, lanches e falta de exercício físico. É também a melhor maneira de limitar os riscos em caso de alergias alimentares que afetam mais e mais crianças e adultos e que dobraram em cinco anos. Ela afetam 1 em cada 5 indivíduos, especialmente as crianças e a previsão não é boa desde que a Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2020, uma em cada duas pessoas pode ser afetada.

 

Cozinhar em casa, um prazer e lazer completos!

 As refeições em casa são apreciadas em toda convivialidade. Esta é uma oportunidade para que a família se reúna após o dia em que cada um correu de uma atividade para outra, fazendo apenas uma refeição rápida. Na casa, a cozinha tem um lugar central onde todo mundo se encontra. O desenvolvimento da culinária de lazer é reforçada pela participação de todos os membros da família, pais e filhos na preparação de refeições. Aulas de culinária acessíveis a todos graças a sites, blogs ou programas de culinária, todos estão seguindo esta tendência. Mesmo um novato pode aprender agora e progredir. O desenvolvimento criativo é forte na área de utensílios , robôs, acessórios diversos, com designs tão agradáveis e bonitos que eles encontram um lugar de destaque na cozinha. Eles são todos os facilitadores que ajudam a fazer da preparação da refeição uma atividade de distração e diversão para todos.

Se a geração anterior tinha colocado de lado as receitas herdadas das avós, hoje é o nascimento de uma nova forma de transmissão, a da relação com a comida e refeições equilibradas. Sem gastar horas, as novas gerações Y e Z na cozinha procuram na cozinha caseira  o bom, o gosto e o prazer visual e a criatividade. Eles participam ao seu modo de uma reinvenção do "feito em casa". Então, você também quer ceder à tentação do "feito em casa"? Não hesite,  faz realmente bem poder dizer: "Sou eu quem fez isso"!

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: um jeito prático para conservar melhor as bananas

Você sabia que existe um jeito simples, rápido e barato de aumentar a durabilidade das bananas?! Confira a dica do chef Damien.

 

Comentar este artigo

Dizer adeus ao glúten: entre moda, intolerância e alergia 25 maneiras deliciosas e diferentes de preparar peito de frango