Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Sabores de Natal em Portugal

 

 Bacalhau da Consoada - prato típico do Natal português

Decorar a casa, enfeitar a àrvore de Natal, construir o presépio, organizar e embrulhar as prendas para os familiares e amigos, são ocupações comuns dos portugueses, nesta época de Natal.

O ritual natalício português reúne tanto cerimonias de liturgia cristã como costumes populares e de origem pagã na celebração do nascimento do Menino Jesus.

 

Actualmente, o Natal português, é influenciado por outras culturas e como na maioria dos países, pela actividade económica que envolve este importante acontecimento anual.

Apesar destas influências, a data ‘chave’ do Natal português, é a noite de Consoada e o Dia de Natal (24 e 25 de Dezembro), momento em que as familias  se reúnen à volta da ceia de Natal.

A tradição quer que a consoada (nome que se dá ao jantar de Natal) seja celebrada à meia noite, antes ou depois da igualmente tradicional Missa do Galo.

No entanto, hoje na maioria das casas portuguesas, a antiga ceia (cuja tradição se foi perdendo) tem o seu lugar à hora de jantar.

A Missa do Galo, cujo nome deriva da crença de que o galo foi o primeiro animal a presenciar o nascimento de Jesus, continua a ser celebrada à meia noite nas igrejas católicas.

Meia noite é também a hora em que tem lugar a troca de prendas entre amigos e familiares presentes na festa.

 

Com o tempo evoluem as tradições, mas é interessante constatar que por mais que se afastem dos rituais de origem, é à mesa que se encontra o culto que o tempo não apaga.

A mesa da ceia e almoço de Natal português é farta e alegre. Tendo em conta que a culinária também evolui, a mesa natalicia é um verdadeiro legado cultural e gastronómico reunindo os pratos mais típicos em todo o seu explendor.

O prato de Natal por excelência, é o Bacalhau cozido com legumes, podendo este ser sucedido por outros cozinhados típicos de cada região. Doces e sobremesas também não podem faltar em variedade e quantidade.

A ementa natalícia inclui uma grande variedade de pratos, sendo impossivel estabelecer uma lista sem omitir nenhuma iguaria. 

Sandra Cabeçadas do Blog Sabores às coresA lista que segue com os "10 pratos que não podem faltar na mesa de Natal portuguesa" não é exaustiva e muito menos hierarquica. Os deliciosos manjares diferem de Norte a Sul do Pais e seria impossivel dar mais importancia a um do que a outro.

 

Entre festas, prendas, ceias e todas as tradições revividas no Natal, não devemos esquecer que o importante está em tomar consciência a través do espirito de Natal, aproveitar as festas para fortalecer os laços que nos unem aos que queremos, e deixar que os sentimentos de respeito, generosidade e amor permaneçam no nosso coração, para que possam ser vividos cada dia das nossas vidas.

 

FELIZ NATAL A TODOS OS LEITORES E À EQUIPA DE ‘RECEITAS SEM FRONTEIRAS’,

COM ENERGIA, SAÚDE E BOM HUMOR.

  

Sandra Cabeçadas, do blog Sabores às Cores

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: você sabe cozinhar legumes verdes?

Quando fazemos legumes verdes, nem sempre eles ficam verdinhos e isso é frustrante! Mas chef Christophe está aqui para nos ajudar e acabar com este problema! Confira o vídeo e faça sempre legumes bem verdinhos! 

Se quiser mais dicas, confira nosso artigo sobre cozimento de legumes verdes: Sua vagem não fica verdinha? Agora vai ficar! 

Comentar este artigo

Boa tarde Sandra! Que bom que gostou do artigo, foi um prazer para nós, ilustrá-lo! Dava para sentir os cheiros e sabores só de imaginar! Agradeço em nome da equipe desejamos a você e seus próximos boas festas! Abraços!

Comentado por

O artigo ficou genial. As fotografias estão deliciosas, tal como a comida que representam e vocês só fazem, mais uma vez, prova de creatividade. Parabéns à equipa e mais uma vez, Feliz Natal a todos!

Comentado por

Pode repetir, meu filho 10 pratos que não podem faltar na mesa de Natal portuguesa