Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

PRODUTOS de LATICÍNIO: aqueles que PODEMOS CONGELAR ou NÃO!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Thinkstock

O congelamento é um excelente meio de não estragar e ter sempre produtos sadios à mão quando cozinhamos ou os saboreamos.

Certos produtos de laticínio se congelam muito bem, outros não.

Bom saber: não se esqueça de descongelá-los em temperatura ambiente por razões de higiene. 

O leite 

Os leites UHT e pasteurizados podem se congelar durante 6 meses, não mais.

 O leite integral é susceptível  de separar o líquido do gorduroso. Não se preocupe. Basta sacudi-lo fortemente na garrafa (embalagem). 

A manteiga

É o produto que se congela melhor, seja na embalagem de origem,  ou ainda melhor em pequenas porções que vão se descongelar mais facilmente. Como para o leite, não ultrapasse os 6 meses de congelamento.

Os iogurtes 

Má notícia. Se o congelamento é possível, é o descongelamento que dá  um iogurte com textura não muito terrível.

No entanto, você pode fazer iogurte congelado para colocar em formas de picolé, dá um resultado muito bom. Não congelar além de 2 meses.

O creme de leite 

O creme de leite se congela muito bem durante 6 meses se se tratar de um creme de leite integral, isto é, com 30% MG (matéria gordurosa). Depois do descongelamento, em lugar fresco, misture-o para lhe devolver a textura inicial. 

O queijo 

Podemos congelar todos os queijos de massa prensada (parmesão, Comté, Gruyère, etc).

De preferência devem ser congelado em porções ou ainda melhor, em versão ralada em casa, para nunca faltar queijo ralado. Nós lhe aconselhamos  utilizá-los na preparação de pratos do que fazer bandejas de queijo para seus convidados.

Evitamos congelar os queijos de massa mole tipo Camembert, os queijos frescos ou os queijos de massa chamados "queijos azuis", tipo Gorgonzola, Roquefort...

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: Latte art em formando lindas flores ou folhas

Incrivelmente simples, mas uma arte linda, a "latte art" fascina todos que vêm como é feita e ficam tristes de ter que desmanchar tão lindas figuras. Experimente fazê-las você mesmo!

Comentar este artigo

5 guloseimas que você vai gastar 5 minutos cronometrados para preparar! SOS: meu BOLO se QUEBROU todo, o que QUE EU FAÇO?