Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

ATITUDES que você DEVE TER em MENTE quando FOR RECLAMAR do seu PRATO em um RESTAURANTE!

Todos nós já experimentamos isso uma vez : recebemos um prato servido no restaurante e não ficamos satisfeitos, pois houve um erro no preparo ou mesmo na  anotação do prato. Como podemos pedir para o prato  voltar tão elegante e educadamente quanto possível? Nós lhe diremos!

Etiqueta do restaurante: reclamação

Etiqueta do restaurante: reclamação

Antes de tudo, é certo  pedir para sua comida voltar no restaurante se você estiver insatisfeito - seja em um restaurante  ou em algum fast food ao virar da esquina - o cliente é rei.

No entanto, o rei deve:  a) comportar-se bem e mostrar cortesia ;   b) ter razões compreensíveis para se queixar de sua comida. 

Existem três casos:

  1. O garçom ou a garçonete cometeu um erro ao anotar o pedido
  2. A cozinha cometeu um erro na preparação do prato
  3. O cliente simplesmente não aprova o prato

 

Nos dois primeiros casos, é perfeitamente justificado retornar o seu prato - desde que o faça em tom educado. Não é apropriado demonstrar raiva pelo mal entendimento do garçom / garçonete, mesmo que cometessem o erro, como também a cozinha. Por exemplo, se tem um ingrediente na sua salada que não gosta, você pode avisar antes ao garçom na hora do pedido. Se isso não for possível, ou se o sabor de toda a salada mudou muito devido ao ingrediente, a equipe do restaurante entenderá a queixa e provavelmente iniciará imediatamente a preparação de uma nova salada. Mesmo em outros problemas, como a adição acidental de carne em um prato vegetariano ou porco para muçulmanos, o chef dificilmente se sentirá ofendido ou verá seu trabalho desprezado. Portanto, não hesite em tais casos, em dar o prato de volta para o garçom / garçonete.

No caso do número 3,  como cliente, não se pode esperar que a equipe receba essa reclamação com a expressão mais amigável  do mundo. Se um cliente mudar de opção espontaneamente ou apenas por falta de conhecimento em relação aos ingrediente do prato,  sem se informar antecipadamente, pode acontecer que alguns restaurantes não aceitem a queixa e o garçom possa responder um pouco irritado.

 

Em qualquer caso, você definitivamente deve ter cuidado em reclamar o mais rápido possível. Apenas comer  metade e depois não querer  mais não é bom e será - a menos que esteja comendo  em um restaurante com um proprietário muito cortês ou tenha sido um cliente regular por anos - muito mal visto.


Sendo assim : Bon Appétit! ;-)

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

MINI MUFFINS recheados de CARNE picada e OVOS de CODORNA! 3 MANEIRAS ORIGINAIS de cozinhar OS ASPARGOS!