Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O MINIMALISMO, é o que? Como APLICÁ-LO na COZINHA?

,
Receitas sem Fronteiras

©Thinkstock

A tendência minimalista, você a conhece? Você talvez já tenha ouvido falar deste novo modo de vida, a "slow-life" que surfa sobre a tendência e começa a fazer adeptos.

É o que a tendência minimalista?

Nada de complicado, muito pelo contrário. Viver minimalista, é ter seu tempo e aproveitar das pequenas alegrias da vida. 

Como se faz?

Não há receita milagre, foque no essencial, viva cada instante sem pensar no seguinte. A palavra chave "viver sem correr" e isto tanto no sentido próprio quanto no figurado.

Adote a "slow-life" em 10 etapas:

  • Desligue-se dos bens materiais, anote o que é necessário ou não
  • Organize-se com métodos para ganhar em eficacidade
  • Elimine do seu cotidiano tudo aquilo que somente lhe serve pouco ou raramente e finalmente polui sua vida
  • Evite de brincar de "shiva", faça uma só coisa de cada vez, pela ordem e prioridade
  • Fique concentrado naquilo que você faz, sem começar a se projetar sobre aquilo que lhe espera depois... viva o instante presente plenamente
  • Aprenda a cortar, a soltar e a mesmo não fazer nada
  • Desfrute o prazer de saborear até mesmo as pequenas alegrias
  • Experimente a meditação  e a yoga para lhe recarregar
  • Saiba como se desconectar do mundo virtual e de suas telas
  • Cultive seu jardim (suas varandas ou suas jardineiras) para observar cada dia a lenta evolução de suas plantações, mas isto pode ser também uma maneira imaginária de ilustrar o fato de ser curioso e sempre procurar aprender  pela observação, a leitura ou ainda o compartilhamento de experiências com seus próximos

Mas a "slow-life" na cozinha, então, eu faço como?

Seguimos as grandes linhas na cozinha igualmente. Comece por triar, arrumar, retirar tudo aquilo que é inútil que você guarda mas não tira nunca dos armários. Prefira o "feito em casa" e para isto não é necessário se lançar em receitas complicadas, adote também a simplicidade.

Saia à procura dos produtores locais que seguem o ciclo das estações e cultivam repeitando o meio ambiente. Aproveite o tempo para interagir com eles antes de ir preparar refeições saudáveis a partir destes produtos frescos que não viajaram ou foram transportados, antes de estarem  maduros, às vezes sem muitos cuidados por vários intermediários.

Procure evitar ao máximo as embalagens inúteis. Pense em levar um uma sacola grande, um cesto e mesmo embalagens reutilizáveis: caixas fechadas, potes...

Faça compras somente em caso de necessidade, principalmente se vocês não são muito numerosos, para dizer "stop" ao desperdício alimentar... nossos armários, nossas geladeiras estão infelizmente cheios de produtos que acabarão um dia ou outro no lixo.

Aprecie o momento da refeição partilhada em torno da mesa e se possível não deixe a TV ligada à guisa de fundo sonoro que perturba as trocas. 

E depois, se você faz parte daquelas ou aqueles que sofrem sempre um pouco mais daquilo que chamamos "a carga mental", que lhe leva a serem perfeitas ou perfeitos a cada instante em razão de um sentimento exacerbado do dever, praticar o minimalismo vai lhe ajudar a levantar o pé, a tomar sua vida nas mãos. E o que há de melhor do que começar pela cozinha que é, sabemos bem, o ponto central da vida de família. 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

PORQUE você precisa de uma BALANÇA DE COZINHA, mesmo NÃO SENDO CONFEITEIRO? Este é o ASSENTO MAIS SEGURO PARA VIAJAR COM CRIANÇAS no CARRO!