Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O AGRIÃO tem tudo de bom, vamos lhe mostrar!

©Tinkstock

O agrião, todos conhecem, não? As pessoas mais velhas devem se lembrar que ele era encontrado naturalmente em riachos e córregos em versão selvagem. Seu consumo não era recomendado pelo risco de contaminação pela doença de fígado causada pela presença de ovelhas (ou outros animais) perto destes cursos de água. 

É portanto uma pena se privar de tantos benefícios para a saúde que esta pequena planta verde de sabor específico e forte nos traz . Alguns o adoram outros não, como acontece com a rúcula. felizmente os produtores hoje propõem uma variedade de agrião cultivados especificamente para o consumo sem risco para a saúde. Ele produz durante todo o ano, seja na forma tradicional (na terra) ou o agrião hidropônico.

É hora, portanto de descobrir suas vantagens e saboreá-lo em receitas variadas. Porque? Para todas as vantagens pa ra a saúde, inicialmente. O agrião é rico em ferro, fibras, antioxidantes, vitamina B9, iodo e enxofre. É portanto um aliado precioso da nossa forma, que reforça nossas defesas imunitárias do nosso organismo. Ele é também pouco calórico, mais uma razão para se beneficiar desta crucífera. 

©Tinkstock

 A utilização mais frequente é provavelmente para a preparação da sopa. Frequentemente associada à batata que traz o aveludado, o agrião que traz um sabor picante indefinível que se reforça ao longo do desenvolvimento. É melhor, portanto, para aqueles que são mais sensíveis aos sabores marcantes, consumir os brotos mais tenros e folhas mais novas. 

Para a sopa você precisa de: 100 ml de creme de leite integral, 600 g de batatas, 1 molho de agrião, 1 litro de caldo de frango, 1 alho poró pequeno, 30 g de manteiga e 1 cebola e temperos. Pique a cebola, o alho poró e separe as folhas de agrião. Refogue na manteiga a cebola, o alho poró e os talos finos de agrião. Coloque o caldo de frango e as batatas cortadas em cubos. Deixe ferver por 30 minutos. Tempere.  Coloque as folhas de agrião (separe algumas para a decoração) e deixe ferver por 2 minutos. Liquidifique, acrescentado o creme de leite. verifique o tempero e sirva. 

©Tinkstock

Outra utilização possível e ideal para o agrião é a salada. Ele pode, é claro, ser preparado como toda salada verde, mas ele fará maravilhas trazendo um toque de "peps" numa salada composta, vegetariana ou não. Associe-o a sabores agridoces, a queijos, queijo de cabra por exemplo, é excelente. Vontade de descobrir o agrião? Numa sugestão bem simples e caseira, tempere-o com azeite e sal e acrescente arroz pronto (cozido com sal e alho) e misture fazendo uma salada deliciosa. Agrião é tudo de bom!

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

SABORES do MUNDO: Uma DELICIOSA SOPA DE CEBOLA, como se você estivesse em PARIS!!!

A SOUPE À L'OIGNON é uma sopa gratinada à base de cebola, um prato super tradicional da cozinha francesa e de muitas regiões produtoras de cebola.

As sopas de cebola são populares, pelo menos, desde os tempos romanos. Elas foram, ao longo da história, muitas vezes consideradas um alimento para pessoas modestas, por causa da abundância de cebolas e da facilidade de cultivá-las. A versão moderna dessa sopa veio da França no século XVII, feita de pão seco ou croutons, caldo de carne e cebola caramelizada.

 

soup à l'oignon - sopa de cebola francesa

Ingredientes:

  • pão italiano
  • 200 g de queijo gruyère ralado
  • 40 g de manteiga
  • 3 cebolas grandes
  • 2 dentes de alho picados
  • 150 g de bacon picadinho
  • 250 ml de vinho branco
  • meio litro de água
  • 2 ramos de tomilho
  • louro em folhas
  • sal e pimenta do reino

 

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Corte o topo do pão e remova o miolo, deixando uma "parede" grossa e com cuidado para não furar a casca.
  3. Dentro do seu pão, adicione 100 g de queijo Gruyere ralado ao fundo. Asse por alguns minutos até que o queijo derreta.
  4. Enquanto isso, fatie as cebolas e pique os dentes de alho.
  5. Em uma panela, refogue a manteiga e adicione as cebolas. Adicione o bacon, alho picado e o tomilho e o louro. Adicione o vinho branco e a água. Deixe ferver por 20 minutos.
  6. Despeje a sopa de cebola no pão.
  7. Corte o topo do pão em pedaços e adicione-os à sua sopa.
  8. Espalhe 100 g de queijo ralado por cima e volte ao forno por alguns minutos, para grelhar o queijo.

Comentar este artigo

Nos apaixonamos por este duo CREME de AMÊNDOAS E FRUTAS nestas tortas! Como acabar com a dor de cabeça em poucos minutos, sem comprimidos!