Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

É preciso realmente cozinhar com seus filhos?

Stock-Adobe-Bokan

Todo mundo está de acordo que é preciso cozinhar com suas crianças desde pequenos.

É verdade. Cozinhar com suas crianças as ajudam a: 

  • descobrir alimentos crus e novos ingredientes
  • desenvolver sua curiosidade experimentando
  • desenvolver sua capacidade motora para se tornar mais ágil, mais apto a lidar com ingredientes e utensílios (ah, a primeira vez que seu filho quebra um ovo sem lambuzar tudo...) 
  • se familiarizar com as regras de higiene, como lavar as mãos com sabão antes de começar a cozinhar. 
  • etc. 

 Parece também que as crianças comem com mais prazer um prato que eles ajudaram a preparar com seus pais ou outro membro da família. 

É realmente uma atividade diária para compartilhar com a família. É assim também que você vai criar neles toda uma bateria de lembranças preciosas. Pense em todos os chefs que confessam sua admiração pelos dias na cozinha com suas mães ou suas avós.

Quando eles são maiores, é ainda mais importante. Não somente uma astúcia para se fazer ajudar mas também uma maneira de responsabilizá-los lhes confiando tarefas no desenvolvimento da preparação da refeição familiar. É assim uma maneira natural de passar um tempo juntos e de se comunicar.

Não lhes diga, mas é mais um dos segredos para que eles passem menos tempo diante de um smartphone ou um tablet. 

Mas o que fazer se a ideia de todas estas mãozinhas ao seu lado lhe dá pesadelos? 

Enquanto pais, é importante não se culpabilizar se você não tem vontade de fazer esta ou aquela atividade com as crianças. Não se obrigue, existem certamente outras coisas que você faz bem e com prazer, como jogar com eles por exemplo ou levá-los ao parque. 

 Faça pelo menos um esforço para mantê-los com você na cozinha. Aliás, muitas vezes, não temos escolha. Uma criança pode muito bem desenhar num canto da mesa ou jogar num canto da cozinha (cuidado no entanto com a segurança). Isto permite passar mais tempo juntos. 

Se você realmente nunca  cozinhou com seus filhos mas que você sempre lhes preparou bons pratos com bons produtos, saiba que desde que eles se tornem independentes, eles vão naturalmente recriar o mesmo ambiente culinário. Para isto, eles vão reproduzir o que você lhes cozinhou durante anos. É neste momento que você corre o risco de receber muitos telefonemas ou mensagens para lhe pedir conselhos. 

 É vivido mas é também o que constatam os sociólogos da alimentação.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

MÚMIAS de SALSICHA: deliciosamente assustadoras! Vídeo receita de Halloween

Para fazer estas delícias, você só vai precisar de um rolinho de massa de pizza fresca, mostarda tipo ancienne (aquela mais escura que vem com os grãozinhos) e azeitonas pretas! 

Agora é só seguir as orientações do vídeo e se deliciar! 

Para acompanhar, pode ser mostarda, ketchup, um molho rosé bem saboroso... e, se você preferir, pode substituir a massa de pizza por massa folhada, fica melhor ainda!

 

Comentar este artigo

Esta Vlogger Deixa De Ser Vegana! "Antes/Depois" com Fotos Mostram Diferença Drástica 5 pratos únicos vegetarianos saborosíssimos!