Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 conselhos para reduzir naturalmente seu consumo de açúcar!

Stock-Adobe-Puhhha

Não é realmente o açúcar no nosso café que causa problema, mas aquele que está  um pouco escondido em tudo sem que nós saibamos e que aumenta nosso consumo cotidiano sem nosso conhecimento.

Aqui estão 10 dicas que comprovadamente reduzem seu consumo.

1- Nas receitas de sobremesa, diminuímos a quantidade de açúcar 

A maior parte dos chefs confeiteiros  não escondem isto: podemos reduzir, sem problema, de 30 a 50% as quantidades de açúcar propostas nas receitas das sobremesas padrão. Experimente, você constatará sem nenhuma dúvida que uma musse  ou bolo de chocolate pouco (senão muito pouco) doce releva todo o potencial do cacau.

2. No café, reduzimos pouco a pouco a quantidade de açúcar

Tudo é na medida. Se você gosta do café doce, você vai ter problemas em passar, de um dia para o outro, ao café sem açúcar. Para desabituar seu paladar (e seu cérebro) do açúcar, diminua progressivamente a dose. 

3. Na hora do chá, não sucumbimos aos adoçantes das sereias.

 Não somente os adoçantes não são bons para a saúde, mas além disto mantêm nosso paladar para as coisas doces. Substituindo o açúcar por um adoçante, alimentamos portanto nosso vício... o retro gosto do aspartame como bônus!

4. No supermercado, fugimos dos pratos industriais

Levando algum tempo para ler as etiquetas, percebemos que o açúcar é um ingrediente importante em todas as receitas de pratos preparados, inclusive os salgados. Utilizado para realçar os sabores, para mascarar o gosto de ingredientes  de qualidade inferior, para ajudar na conservação, etc.: o açúcar é onipresente. Para evitar  consumi-lo em todos os molhos, preferimos produtos frescos e os transformamos... em casa.

5. Fugimos dos refrigerantes

Um copo de refrigerante contém até 7 tabletes de açúcar (55 g). Logo que sentimos uma vontade de uma bebida refrescante, preferimos substituir as bebidas mais doces por uma água gasosa ou natural com rodelas de limão, por exemplo: um efeito détox e hidratante garantidos.

6. Pesquisar as etiquetas

Antes de escolher um pacote de biscoitos para o lanche, reservamos um tempo para descriptografar os rótulos. O nível de açúcar em um produto acabado está na classificação "carboidrato". Idealmente, simplesmente banimos as receitas que contêm, entre os três primeiros ingredientes, as palavras "açúcar", "xarope de glicose", "xarope de glicose-frutose" e "maltodextrina" em particular.

7. Receitas "sem açúcar acrescentado"

Compotas e sucos de frutas são ainda melhores quando não contêm açúcares adicionados. Portanto, preferimos receitas que exibam essa menção estritamente enquadrada por lei.

8. Colocamos água no suco

Os sucos de frutas são bons para a saúde...  a menos que sejam bombas doces. Este é frequentemente o caso de sucos encontrados no supermercado. Se você gosta particularmente dessas bebidas, se você escolher "concentrado" ou "suco puro", o ideal é diluí-las em água. Primeiro a 30%, depois a 50 ou mesmo a 75%. Um bom reflexo a tomar, especialmente no café da manhã, para evitar ataques de hipoglicemia no meio da manhã. .

9. Nós mesmos adoçamos nossos iogurtes e queijos brancos

 Para controlar o seu consumo de açúcar e reduzi-lo pouco a pouco, esquecemos os iogurtes aromatizados e doces. Escolha iogurtes "naturais", que podem ser servidos com um pouco de açúcar não refinado, uma colher de chá de geleia ou mel, por exemplo.

10. Não consumir frutas a toda hora

Nós costumamos esquecer, mas a maioria das frutas, se elas são excelentes para a saúde, também contêm muito açúcar: frutose. Se você quiser se livrar do sabor do açúcar, é melhor evitar comer mais de 2 a 3 frutas por dia e ficar satisfeito com isso como parte da refeição.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita Coquetel: CAIPIRINHA!

A nossa querida CAIPIRINHA é mesmo o drink nacional! O mundo inteiro pensa em Brasil quando vê uma caipirinha, é a companheira inseparável da boa e clássica feijoada e presente também em churrascos, festas, reuniões, ou seja, ela é bem vinda em qualquer lugar festivo e alegre! 

Comentar este artigo

Estes 5 "quatre-quarts" (quatro quartos) ficam preciosos com o acréscimo de oleaginosas. Smoothie verde com antioxidantes: FIT E ENERGIA COMPLETA ao longo do dia!