Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A surpreendente história internacional do Cheesecake!

30 de julho, dia Nacional do Cheesecake! Mas ele pode e deve ser saboreado em qualquer dia.

COMEÇOS ANTIGOS

COMEÇOS ANTIGOS

Quando se trata de bolo de queijo, todo confeiteiro respeitável tem uma receita pela qual jura - se foi passada pela família ou aperfeiçoada por tentativa e erro. O que há com a sobremesa cremosa que nos deixa loucos? E de onde veio o cheesecake?

Tudo começou na Grécia Antiga, onde a mistura assada de queijo, trigo e mel era servida em todos os tipos de eventos especiais, desde casamentos até as Olimpíadas. Os historiadores acreditam que as origens do primeiro cheesecake remontam a Samos por volta de 2000 a.C.

Os romanos logo puseram as mãos na receita, no entanto, e acrescentaram seu próprio toque: os ovos. Essa receita modificada se espalhou por toda a Europa, à medida que os romanos empurravam para novos territórios, e cada região apostou nela.

CHEESECAKE CONQUISTA O MUNDO

CHEESECAKE CONQUISTA O MUNDO

Em 1545, Henrique VIII encomendou o primeiro livro de receitas impresso e incluiu uma receita de cheesecake. Entre outras coisas, a receita pedia a imersão em pedaços de queijo no leite por algumas horas antes de colocá-los nos ovos, açúcar e manteiga.

Felizmente, essa não é a receita que normalmente usamos hoje.

À medida que mais e mais europeus começaram a imigrar para os Estados Unidos, eles trouxeram suas receitas de cheesecake. Até hoje, essa receita pode mudar com base na cidade em que você está - Nova York, Chicago ou St. Louis - o cheesecake finalmente começou a parecer a sobremesa que todos conhecemos e amamos nessa época. A criação acidental de cream cheese por um fazendeiro no Estado de Nova York cimentou o lugar do cheesecake nos pratos de sobremesa dos americanos.

Cheesecake agora é famoso em todo o mundo, mas não pense que isso significa que é tudo a mesma coisa onde quer que você vá! As receitas italianas de cheesecake, por exemplo, geralmente exigem ricota ou mascarpone, enquanto os gregos usam queijo mizithra. Alemães, russos e poloneses gostam de usar quark ou queijo cottage, e os japoneses fazem um bolo de queijo tipo pudim usando uma emulsificação de amido de milho e clara de ovo.

Não importa onde você esteja, tanto faz, no dia internacional do cheesecake: 30 de Julho ou em qualquer outro dia... hoje é um ótimo dia para comer  uma fatia de cheesecake!

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Picolé de cheesecake de morango!

Nada mais gostoso que um cheesecake! Você hoje vai aprender com a chef Pascale a fazer um delicioso cheesecake de morangos em formato de sorvete, mais precisamente, um picolé de cheesecake de morango! 

Comentar este artigo

Talharim com queijo e bacon gratinado Quiche de abobrinha, presunto e cream cheese!