Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Vinho laranja - A bebida do próximo verão?

Por,
Receitas sem Fronteiras

Todo mundo conhece vinho tinto e branco. Rosé? Sim claro! O vinho azul também já foi inventado, mas você também conhece vinho laranja? Saiba porque ele tem essa cor e porque as opiniões diferem tanto sobre ele...

Vinho Laranja - A nova cor do vinho

Vinho Laranja - A nova cor do vinho

Mesmo que o chamado vinho laranja tenha experimentado um verdadeiro hype por vários anos, muitos de nós nunca o encontraram. O que é o vinho laranja e como é o sabor? Chegamos ao fundo de tudo:

Com o que se parece?

Como o nome sugere, os vinhos alaranjados têm uma cor rica que pode variar de amarelo escuro a laranja forte. É principalmente nublado e, portanto, é frequentemente usado erroneamente como sinônimo de vinhos naturais, que também são nublados porque não usam certos aditivos para melhorar a cor.

Fabricação

O vinho laranja é feito uvas brancas, mas o processo é como vinho tinto. Isso significa que a casca das uvas não é removida antes do processo de fermentação, o que também é comum na produção do vinho tinto.

Ainda hoje, como milhares de anos atrás, na Geórgia, onde se diz que o vinho laranja tem sua origem, ele é fermentado no mosto. A fermentação "amassada" é o processo de fermentação em conjunto de todos os constituintes das bagas, isto é, suco, pele, grãos e às vezes até caules.

Os georgianos armazenaram seu vinho em ânforas de argila, que foram então enterradas no chão. Infelizmente, não podemos dizer se os viticultores e produtores de vinho ainda hoje enterram suas ânforas. O certo é que o armazenamento em panelas de barro confere ao vinho um caráter natural único.

Degustação

Mas agora ao ponto mais importante: o sabor.

O vinho laranja tem um sabor diferente de qualquer outro vinho. Cor, cheiro e sabor podem ser muito diferentes e, acima de tudo, muito complexos. Alguns adoram e apreciam sempre descobrir novas e finas nuances em seu sabor, outros , dizem não sentir nada de especial nele. Não tem muito em comum com o sabor do vinho tinto ou branco, portanto, só podemos dizer uma coisa: experimente! ;)

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Chocolate ao leite mais que especial!

Este chocolate quente tem um toque todo especial e, se preferir, você pode usar um mixer e deixá-lo mais espumante e cremoso.

Esta mistura pode ser deixada pronta para você usar quando quiser, acrescentando leite quente ou frio.

Ingredientes para a mistura:

  • 340g de açúcar demerara (ou mascavo)
  • 160g de cacau em pó sem açúcar
  • Canela a gosto
  • Chocolate amargo ralado

 

Comentar este artigo

Bolo brigadeiro revisitado com Ferrero Rocher® e Kit Kat®!