Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Pães, bolos e doces sem glúten: é assim que você deve fazê-los!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Preparar pães, bolos, tortas e outras coisinhas sem glúten exige um pouco de prática. Como o glúten nas farinhas normais desempenha um papel importante na consistência e coesão dos ingredientes, elas não podem ser, simplesmente, substituídas por equivalentes sem glúten.

Hoje vamos mostrar quais as melhores combinações de produtos e farinhas sem glúten e quais aglutinantes e espessantes são úteis para que nossas criações sem glúten sejam um verdadeiro sucesso.

© Getty Images / baibaz

Por que cozinhar sem glúten?

O glúten está na boca de todo mundo atualmente. Mas o que exatamente é glúten? 

O glúten é uma mistura de proteínas naturais que podem ser encontradas nas sementes de diversos tipos de grãos, como trigo, espelta, aveia, cevada e centeio. Ao entrar em contato com a água, o glúten faz com que se forme uma massa pegajosa, por isso as pessoas gostam de falar em "proteína pegajosa".

O glúten tem um baixo valor nutricional e não é prejudicial à saúde, mas algumas pessoas não conseguem "quebrar" completamente a proteína e, conseqüentemente, sofrem de inchaço, distúrbios digestivos ou fadiga constante quando consomem glúten.

Porém, mais e mais pessoas, cujo organismo podem processar glúten, estão optando por reduzir seu consumo de glúten, pois infelizmente cada vez mais temos ontato com o trigo e outros produtos ricos em glúten, atualmente. Não apenas em pães e produtos de panificação, mas também em diversos produtos industriais que usam, por exemplo, as proteínas do trigo, para dar aos produtos uma consistência mais agradável.

Mas agora a nossa verdadeira questão: como nossas criações sem glúten têm sucesso?


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Pizza Low Carb para você se deliciar sem engordar!

Uma delícia de Pizza Low Carb que vai te deixar babando! #lowcarb #semgluten #semcarboidrato

Comentar este artigo