Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

17 doces portugueses de comer rezando...

Por,
Receitas sem Fronteiras

A confeitaria portuguesa é riquíssima e conhecida internacionalmente. Ela tem uma tradição de doces conventuais já que a maioria é feita com as gemas de ovos que sobravam pois as claras eram usadas para engomar hábitos e enviadas à França para clareamento dos vinhos brancos. Para nossa felicidade atravessaram o oceano na época do Brasil colônia e chegaram até nossas mesas fazendo parte também de nossas sobremesas preferidas. Vejamos algumas destas preciosidades famosas.

© Getty Images / AnaMOMarques

Pastel de Nata e Pastel de Belém

Um dos doces mais famosos e conhecidos da doceria portuguesa é o Pastel de Nata que consiste em um ninho de massa (que pode ser substituída por folhada), recheado com um creme de ovos não muito doce.  Ele é encontrado em todas as confeitarias portuguesas e se espalhou pelo mundo sendo encontrado praticamente em todos os países.

Isto não acontece com o Pastel de Nata que é uma marca registrada e autêntica de Portugal e cuja receita  foi criada pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, no século XIX , em 1837, no atual bairro de Belém. Em 1920, com a revolução liberal, os monges tiveram que deixar seus conventos e um dos doceiros resolveu continuar a fabricar o famoso doce e, associando-se a um comerciante, fez um "pacto" com seus companheiros de guardar sigilo da receita tradicional. Isto acontece até hoje e ele continua sendo fabricado somente aí. Em 2011 ele foi considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. Portanto não se pode confundir Pastel de Nata com Pastel de Belém já que este último tem a receita em segredo e só é fabricado em Portugal, no bairro de Belém.

Mas não vamos deixar de colocar a receita do Pastel de Nata que é simplesmente delicioso.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

O verdadeiro e delicioso cheesecake americano: aprenda!

Cheesecake é uma sobremesa americana composta por uma mistura de cream cheese, ovos, açúcar e sabores de baunilha e / ou limão, sobre uma crosta de migalhas de biscoito.

Comentar este artigo