Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Desperdício zero: Princípios básicos da conservação de alimentos que todos devem saber

,
Receitas sem Fronteiras

A conservação de alimentos pode ser uma prática complicada, mas é essencial saber sobre o armazenamento adequado dos alimentos - especificamente, quais alimentos precisam ser armazenados, onde e por quanto tempo - para evitar o desperdício. Para qualquer um que esteja tentando adotar um estilo de vida com menos desperdício (o que, vamos ser honestos, todos devemos nos esforçar para fazer isso), aqui estão alguns princípios básicos de conservação de alimentos que todos devem saber.

© Getty Images

Seu guia para a preservação adequada de alimentos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de 1,4 bilhões de toneladas ou 1/3 de todos os alimentos produzidos globalmente para consumo humano são perdidos ou vão para o lixo a cada ano.

Como curiosidade, no topo da lista temos os Estados Unidos: cerca de 40 milhões de toneladas, ou aproximadamente 100 Kg de resíduos por pessoa são jogados fora anualmente. O Brasil ocupa a décima posição na lista, desperdiçando cerca de 24 toneladas de alimentos por ano. 

Apesar dessas estatísticas sombrias, nunca é tarde demais para fazer algo a respeito do desperdício de alimentos, especialmente em um nível individual. Um dos principais motivos pelos quais descartamos alimentos é a deterioração. Isso pode resultar de armazenamento impróprio de alimentos, estocagem excessiva de mantimentos, rótulos de validade mal-entendidos ou mesmo simplesmente preguiça e indiferença.

Para dar os passos em direção a um mundo com menos desperdício, aqui estão algumas dicas básicas de preservação de alimentos que todos deveriam saber.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo