Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Marly Helena Vanlerberghe

Geleia de laranja

Por

Mestre Cuquinha comenta

Geleia de laranja caseira - conheça nossa receita.

Avalie esta receita 3.4/5 (284 Votos)

Ingredientes

  • 3 laranjas Bahia bem vermelhas
  • 2 limões rosa (limão tangerina
  • limão capeta...)
  • 200 g de açúcar (mais ou menos)

Detalhes

Complexidade: Difícil
Tempo de preparação: 300min.
Tempo de cozimento: 30min.
Custo: Econômico

Preparação:

Etapa 1

Lavar bem as frutas. Fazer quatro talhos verticais nas cascas e retirá-las. Levar ao fogo com água suficiente para cobri-las de ferver por cinco minutos. Despejar a água e repetir a operação por cinco vezes. Despejar a última água e deixar esfriar.

Etapa 2

Com uma faca bem afiada retirar toda a película externa e branca das laranjas ( não dos limões, pois só se usa as cascas deles para dar mais cor e sabor). Cortar em pedaços e desprezar os centros e retirar possíveis caroços. Reservar.

Etapa 3

Retirar toda a parte branca interna das cascas das laranjas e limões (para retirar o amargo). Levar as cascas e as polpas das laranjas ao liquidificador e bater bem, até ficarem bem trituradas.

Etapa 4

Colocar em panela de ágata e levar ao fogo, mexendo de vez em quando, até que fique como uma pasta grossa. Pesar esta pasta. O açúcar deve ter a metade do peso da massa de laranja. Misturar o açúcar às laranjas e levar ao fogo novamente, mexendo sempre até obter o ponto de geleia: deixar pingar sobre uma superfície bem fria. Não deve esparramar (forma uma bolinha firme).

Este mesmo processo pode ser usado para tangerinas. A quantidade das frutas pode variar. O importante é usar metade de açúcar para o total de massa obtida das frutas . Quando se quer uma geleia mais brilhante e mais doce pode-se usar 3/4 de açúcar em vez de metade.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo receita: Sanduíche Quente doce... delícia!

Uma ideia diferente de acompanhar seu lanche ou café da manhã. Este sanduíche doce é uma ideia muito  saborosa pois a crocância do pão grelhado faz a diferença: é delicioso. Você pode substituir a geleia por aquela de sua preferência. Não hesite, experimente! 

Comentar essa receita

Cheesecake - Light Pudim de maria mole com geleia de morangos