Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Pasteis de Nata

Por

Uma iguaria de Portugal, muito apreciada por todos que provam.

Avalie esta receita 3.4/5 (324 Votos)

Ingredientes

  • Para a massa:
  • - 250 g de farinha
  • - 125 g de manteiga
  • - 75 g de banha
  • - 1 c. de café de sal
  • Para o recheio
  • - 1//2 l de nata
  • - 8 gemas
  • - 150 g de açúcar
  • - 10 g de farinha

Detalhes

Pessoas: 24
Complexidade: Médio
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Modo de fazer a massa.

Peneira-se a farinha com o sal para um tigelão e amassa-se com água fria, apenas o necessário para formar uma bola ligada, que se deixa descansar 10 minutos. Bate-se a manteiga juntamente com a banha com uma espátula de madeira e mete-se no frigorífico também durante 10 minutos. Estende-se a massa sobre a pedra da mesa com o rolo de madeira, formando um quadrado, que se barra com metade da mistura manteiga-banha. Dobra-se ao meio, põe-se sobre uma tábua e mete-se no frigorífico durante 10 minutos. Torna-se a estender, barrando-se com o resto das gorduras e enrola-se, formando um rolo como o salame. Corta-se em 24 pedaços iguais e mete-se cada um dentro duma forminha pequena. Deixam-se descansar ainda 10 minutos no frigorífico. Moldam-se então dentro das formas os pedaços de massa, puxando-a com os dedos molhados em água fria, para forrar as formas do fundo e dos lados, formando assim as caixas dos pasteis. Deve comprimir-se a massa com os polegares de baixo para os lados, de modo a deixá-la francamente mais fina no fundo.

Modo de fazer o Recheio.

Desfaz-se a farinha na nata aos poucos para não formar grumos e bate-se com as gemas e o açúcar. Leva-se ao lume, mexendo sempre, até quase levantar fervura. Vaza-se nas forminhas forradas com a massa, só até 3/4 e tendo o cuidado de não sujar as beiras da massa com creme. Cozem-se em forno muito quente e, querendo, antes de servir polvilham-se com açúcar em pó e canela.

Sugestões

Comentar essa receita

Olá Edith, esta receita é de uma famosa blogueira portuguesa. Sendo você também portuguesa, gostaríamos de ter sua participação em nosso site, que abrange não só Brasil e Portugal, como todos os países de língua portuguesa. Você poderia mandar sua receita, com foto, dos seus pasteis de nata. Ficaremos encantados em publicá-la. Estamos aguardando e já agradecemos!

Comentado por

Portuguesa que sou, nao reconheco o pastel de nata nesta fotografia!!!

Comentado por

Mélanie Moreira

Ai! Ai! Que delícia!

Comentado por

Torta de Pinólis da Nonna Torta com recheio de Doce de Ovos, Amêndoa e Gila