Bûche de Noël
Tradição europeia que remonta ao século XII. Trata-se do costume de escolher um grande tronco que era aceso na lareira, em geral pelas mulheres, no dia 24 de dezembro e que deveria durar até a noite de 25 de dezembro. As centelhas que saiam do fogo e até as sombras que formavam tinham significados especiais e as cinzas eram guardadas para serem usadas contra tempestades, para curar algumas doenças e fertilizar a terra. O costume de fazer esta sobremesa de Natal é atribuída a um confeiteiro francês, Pierre Lacam, por volta de 1879. A versão mais decorada teria acontecido em 1945 quando um outro confeiteiro francês acrescentou enfeites natalinos ao tronco coberto de chocolate, ranhurado com auxílio de um garfo, imitando o velho tronco que queimava nas lareiras medievais. Esta sobremesa é uma gostosa tradição que vale a pena ser seguida e tem muitas variações de acordo com o gosto e receitas de cada confeiteiro.
Esta receita está participando do Especial de Natal 2013 do Receitas sem Fronteiras e nos foi gentilmente cedida por Marly Helena.
Clique aqui e conheça todas as receitas participantes do Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras
Tradição europeia que remonta ao século XII. Trata-se do costume de escolher um grande tronco que era aceso na lareira, em geral pelas mulheres, no dia 24 de...

Ingredientes:
- Genoise:
- 125 g de chocolate em barra meio amargo
- 4 ovos
- 50 g de farinha
- Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 20 g de amêndoas (ou nozes) raladas
- cerca de 2 colheres (de sopa)
- 20 g ou mais de chocolate em barra meio amargo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Cobertura:
- 150 g de chocolate ao leite (ou meio amargo)
- 50 ml de creme de leite fresco
- 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
Detalhes
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 40min.
Tempo de cozimento: 25min.
Custo: Dispendioso
Preparação:
Etapa 1
Derreter o chocolate, em pedaços, em banho-maria e deixar amornar.
Separar duas claras que serão batidas em neve firme com uma pitada de sal. Colocar os dois ovos e as gemas restantes em uma tigela de bater bem. Acrescentar aos poucos a farinha, continuando a bater. Colocar o chocolate derretido e misturar bem. Colocar cuidadosamente as claras em neve com auxílio de uma espátula.
Etapa 2
Preaquecer o forno a 150°. Forrar um tabuleiro médio com papel manteiga untado e colocar a massa. Levar a assar por cerca de 15 a 20 minutos.
Etapa 3
Enquanto isto, leve ao fogo o leite condensado, o chocolate (em pedaços), a manteiga e as amêndoas e faça um brigadeiro em ponto mais mole. Deixe esfriar.
Etapa 4
Quando a "genoise" estiver assada, desenformar ainda quente sobre outra folha de papel manteiga (untado ou polvilhado com açúcar) e enrolar como rocambole. Deixar esfriar enrolado.
Etapa 5
Para preparar a cobertura: picar o chocolate e levar a derreter em banho-maria. Colocar a seguir a manteiga e o creme de leite e deixar amornar.
Etapa 6
Quando o rocambole estiver frio desenrolar, espalhar o recheio e tornar a enrolar. Colocar no prato de apresentação e cortar as pontas. Com estes retalhos, formar dois rolinhos que serão colocados sobre o rocambole para imitar pedaços de galhos cortados. Cobrir com a ganache e fazer ranhuras com um garfo para imitar a casca do tronco. Pulverizar chocolate em pó, ou cacau em pó ou açúcar de confeiteiro (para imitar neve). Decorar com motivos natalinos a gosto.
A "genoise" de chocolate pode ser substituída por qualquer outra receita de "genoise" como, por exemplo, a de amêndoas ou rocambole tradicional ou outra a gosto. O recheio também pode ser substituído por doce de leite com nozes, geleias espessas ou outro. O importante é o acabamento final para manter a tradição da " Bûche de Noël ".
Sugestões
-
ProveReceita TOP Torta Jozsef Dobos 4.7/5 (578 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Galette des Rois 4.3/5 (572 Votos)
-
ProveReceita TOP Ovos queimados 4.7/5 (524 Votos)
-
Aligot com batatas azuis 4.9/5 (523 Votos)
-
Torta de limão facinha 3.5/5 (603 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Ferrero Rocher Caseiro 4.4/5 (523 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Galette des Rois com creme de... 4.1/5 (509 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Tortinhas de limão, castanhas... 4.7/5 (445 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Nós revisitamos o célebre bolo brigadeiro com Ferrero Rocher® e Kit Kat®. Vocês não imaginam a delícia!
PARA O GANACHE DE BRIGADEIRO:
- 1 lata de leite condensado
- 200 g de chocolate amargo
- 30 g de manteiga
- 150 g de creme de leite
PARA O BOLO:
- 3 ovos
- 120 g de açúcar
- 2 colheres de óleo
- 160 g de farinha de trigo
- 30 g de cacau em pó
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 iogurte natural
DECORAÇÃO:
- Kit Kat
- Ferrero Rocher
ETAPA 1: PREPARE O GANACHE
Derreter o chocolate com o leite condensado. Adicionar o creme de leite e a manteiga no final do cozimento. Colocar metade da preparação em um saco de confeitar com bico "pitanga" e a outra metade em uma tigela. Leve-os à geladeira até preparar o bolo.
ETAPA 2: O BOLO
Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e misturar com uma espátula. Adicionar também o iogurte e misture. Despejar em forma redonda (sem furo), untada e enfarinhada e assar por 20 minutos a 180 ° em forno preaquecido. Não deixe de fazer o teste do palito para conferir o cozimento do bolo, o tempo pode variar de forno para forno.
ETAPA 3: MONTAGEM
Depois que o bolo estiver cozido e frio, cortar delicadamente ao meio. Colocar uma das duas metades do bolo em um prato e cubrir com o ganache de chocolate. Colocar a outra metade do bolo e cubrir novamente com o ganache a parte superior e as laterais. Alisar a superfície do bolo, adicionar os "Kit Kat" ao redor do bolo e, com a ajuda de um saco de confeitar, decorar a parte superior do bolo com o ganache de chocolate e adicionar os Ferrero Rochers para finalizar.
Comentar essa receita