Lombo cozido recheado com linguiça
Por livia.carvalho
Um dos pratos favoritos de Sales é o Lombo bovino cozido. Apesar de simples, o sabor é inigualável. Servido com macaxeira, cuscuz, farinha de mandioca, massa de polenta, ou recheando um sanduiche é uma delícia.
Geralmente, ao final do cozimento fica encrustado no fundo da panela um delicioso molhinho formado com as verduras cozidas e uns pedacinhos de carne que se desprendem da peça. Esse molhinho é um espetáculo.
1 Foto
Ingredientes:
- 1 ½ de Coxão duro ou lagarto
- 01 ou 02 linguiças defumadas
- 02 cebolas
- 02 tomates
- 06 cabeças de alho
- 01 pimentão verde
- Coentro, cebolinha e salsa
- Óleo
- Sal
- Pimenta do reino
Detalhes
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 20min.
Tempo de cozimento: 120min.
Custo: Econômico
Preparação:
Etapa 1
Pegue a peça inteira ou cortada em dois pedaços e, com uma faca longa e fina faça um corte em cruz no sentido do comprimento da carne a fim de que possa inserir a linguiça. Cuidado para não cortar demais.
Etapa 2
Aqueça um pouco de óleo e sele a carne. Para isso você vai doura-la de todos os lados. Assim, evita que perca o sabor e reduza sensivelmente de tamanho. Você poderá fazer isso na própria panela de pressão.
Etapa 3
Corte grosseiramente todos os outros temperos e junte-os à carne. Acrescente água, previamente fervida até cobrir toda a carne. Acerte o sal e acrescente a pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente duas horas. Desligue o fogo, mas mantenha a pressão.
O ideal é preparar essa carne na véspera para que possa incorporar melhor o sabor. No dia seguinte, sem usar a pressão, cozinhe até reduzir o volume de água.
Uma alternativa mais saudável é, ao invés da linguiça, rechear o lobo com cenoura.
Pode ser servida com macaxeira cozida ou frita, ou da maneira como desejar. Além disso, pode ser usada em outras receitas, inclusive como recheio.
Comentar essa receita