3 Fotos
Ingredientes:
- Feijoada:
- 400 g de carne seca
- 400 g de costela de porco defumada
- 1 pé de porco salgado
- 2 rabinhos de porco salgado
- 200 g de orelha de porco salgada
- 300 g de lombo de porco salgado
- 2 paios
- 250 g de lingüiça de porco grossa
- 200 g de língua de boi defumada
- 100 g de bacon
- 1 kg e 1/2 de feijão preto de boa qualidade
- 6 folhas de louro
- 400 g de cebola bem picadinha
- 200 g de alho picado
- 1 xícara de óleo
- 2 doses de aguardente
- Couve à mineira (para 8 pessoas)
- 4 molhos de couve
- 15 dentes de alho
- 300 g de toucinho defumado picado em cubinhos
- 2 colher de sopa de óleo
- Sal a Gosto
Detalhes
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 120min.
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pelos, e colocando-as de molho em água por 24 horas. Troque a água três a quatro vezes durante este período.
Etapa 2
Escolha e lave o feijão, e coloque de molho por pelo menos 6 horas.
Etapa 3
Após ficar de molho, ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos, em fogo forte, jogando a água fora, a fim de retirar o excesso de gordura e sal.
Etapa 4
Ferva o pé e os rabinhos separadamente, colocando o limão, cortado em quatro, na água da fervura.
Etapa 5
Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro. Quando começar a ferver, vá acrescentando as carnes na seguinte ordem carne seca, pé e orelha.
Etapa 6
Meia hora depois coloque, os rabinhos e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.Vá acrescentando água quente sempre que necessário, tendo o cuidado de manter as carnes sempre cobertas pelo caldo,Quando os grãos estiverem macios, retire as metades das laranjas.
Etapa 7
Doure bem a cebola e o alho em uma xícara de óleo previamente aquecido em uma frigideira e coloque na panela do cozimento.
Etapa 8
Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.
Etapa 9
Retire duas conchas cheias de grãos e amasse com o garfo até obter uma pasta
Misture com a feijoada e abaixe o fogo.
Etapa 10
Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando,coloque as 2 doses de cachaça na panela misture e sirva.
Couve à mineira:
Limpe a couve, suprimindo os talos e a nervura central
Corte bem fininha dentro de uma tigela de água fria com sal
Frite o toucinho no óleo até obter torresmos
Retire e escorra em papel absorvente
Doure o alho picadinho em 2 colheres de sopa da fritura dos torresmos
Misture com a couve escorrida e seca sobre um guardanapo
Refogue em fogo forte, soltando com o garfo, para que fique verdinha e toda a água evapore
Arrume numa travessa e salpique com os torresmos.
Sirva com arroz branco e laranja.
ou arroz branco e farofa.
Comentar essa receita