Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Batata Crocante e Sequinha

Por

Quem é que não ama uma boa batata crocante e sequinha? E para comer uma porção de batata frita assim não é preciso ir até a lanchonete mais próxima, dá para fazer em casa, é só aprender alguns truques.

Avalie esta receita 2.9/5 (8 Votos)
Batata Crocante e Sequinha 1 Foto

Ingredientes:

  • - quanto baste de batata
  • - quanto baste de Óleo de soja para fritar
  • - quanto baste de sal

Detalhes

Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 20min.
Custo: Econômico

Preparação:

Etapa 1

Batata Crocante e Sequinha - Etapa 1

Como fazer:

Como cortar: Antes de qualquer coisa, lave bem as batatas em água corrente. Uma dica é não descascar, assim você consegue palitos mais charmosos.

O primeiro passo para o corte é cortar as batatas em sentido longitudinal (antes retire uma fina fatia, próxima à borda, para remover o excesso de casca). As fatias devem ter aproximadamente a espessura de um dedo. Em seguida vire as fatias e corte os palitos, também em sentido longitudinal e com a mesma espessura.

Pré fritura: deixe os palitos cortados em um recipiente com água, cubos de gelo e um pouquinho de sal dissolvido. Assim elas não vão escurecer.

Fritura: A primeira fritura deve ser dada com os palitos ainda geladinhos. Tire apenas o excesso de água e mergulhe as batatas em óleo a 140°C. Não mexa durante a fritura, apenas dê uma leve sacudida para eles não grudarem.

Uma ótima dica é que nesse ponto as batatinhas podem ser congeladas durante até um mês. Quando congeladas é só tirar do freezer e colocar direto na fritura final. Para a segunda fritura o óleo deve estar entre 170°C e 180°C. Novamente não mexa muito.

Pós fritura: para manter as batatas quentinhas e crocantes enquanto você frita o resto dos palitos, forre uma assadeira com papel toalha e leve ao forno com os palitos prontos.

O melhor tipo: A batata asterix é a mais indicada porque solta pouca água. O tipo Monalisa não é indicado.

Comentar essa receita