Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Alessandra



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Alessandra!

Visite o blog: Pilotando um Fogão.


Visite o perfil e as receitas de Alessandra.



"Minha dica é que todos somos capazes de cozinhar e obter excelentes resultados na cozinha. É só tentar!!!"



Olá Alessandra, conte para nós...


Sabemos que você é arquiteta de formação. Como surgiu a ideia de criar um blog de culinária e como se deu o desenvolvimento dele e ainda você lida com paixão pela arquitetura e cozinha?


O blog surgiu por acaso, sem pretensões. Fiz para organizar minhas receitas que se acumulavam nas gavetas da cozinha. Aos poucos fui me apaixonando pela culinária, aprendendo um pouquinho a cada dia, me arriscando com receitas mais complexas e principalmente, provando novos sabores que também me conquistaram.
O blog foi crescendo aos poucos, e foi o retorno e o carinho dos leitores que me impulsionaram a dedicar mais tempo e cuidado ao Pilotando um Fogão.
A arquitetura é algo que me fascina, mas hoje, afastada das obras e projetos grandes, sou uma feliz observadora do que a arte e a tecnologia são capazes de proporcionar ao ser humano.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como você escolhe as fotos e os assuntos? Você possui colaboradores?


No Pilotando um Fogão tudo é muito livre e intuitivo. É isso que me agrada nele! As receitas são escolhidas ou surgem, do nosso dia a dia aqui em casa, gosto da ideia de incentivar as pessoas a conhecerem e se aventurarem na cozinha. O que acontece muitas vezes, é que me preparo para mostrar aos leitores, receitas para datas festivas, como Natal, Páscoa, dia dos Namorados, entre outros. Como sou arquiteta, também gosto de dividir algum conhecimento nesta área, mas sempre relacionada a cozinha.
As fotos são escolhidas pelo meu gosto pessoal e principalmente e novamente, pela intuição.
Até o momento o Pilotando um Fogão tem sido mantido apenas por mim, mas existe sim a intenção de crescer ainda mais e então contar com colaboradores que possam enriquecer ainda mais o conteúdo do blog.

Na culinária, fale-nos um pouco sobre o que você mais gosta! Existe alguma coisa que você não gosta?


Eu adoro pratos salgados, mas o que eu mais gosto de preparar são os doces. Se forem com chocolate então, melhor ainda.
Como falei anteriormente, o blog me fez conhecer novos sabores, mas sou mesmo é do simples, da comida de casa, bem preparada e com ingredientes frescos. E falando sério, tem muita coisa que eu não gosto e não comeria de jeito algum.

Você mesma comentou na descrição do blog que dá ênfase à fotografia em seus posts. Você possui técnicas especificas ou confia em seus instintos?


Eu sempre gostei de fotografia, fiz um curso porque desejava fazer boas fotos em minhas viagens. Mas isso foi antes do blog. Quero muito aprender, comprar um equipamento profissional, e até fazer um curso para edição de imagens. Hoje não uso nada, minhas fotos não são tratadas. Quem sabe num futuro próximo?

E o que não pode faltar de forma alguma na sua cozinha, em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes...?


Um bom forno pra mim é essencial! Além disso, uma boa batedeira, uma bancada grande e livre para trabalhar, uma pia grande e funda, boas facas, chocolate e queijos de todos os tipos. Não vivo sem!

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que você gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


São várias as receitas especiais, algumas de família. Mas talvez o bolo de doce de leite, onde eu conto como iniciei na cozinha. A receita é deliciosa e foi criada por mim, mas o que mais a torna especial, mesmo, é que a partir desse texto, o blog adquiriu uma nova identidade, e um modo diferente de interagir com os leitores. Foi o ponta pé inicial para o desenvolvimento do blog.
http://www.pilotandoumfogao.com.br/2011/02/24/bolo-de-doce-de-leite-da-necka/

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Minha dica é que todos somos capazes de cozinhar e obter excelentes resultados na cozinha. É só tentar!!!
Um abraço
Alessandra



Obrigada Alessandra por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 23/07/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

Alessandra, o seu blog está muito bom. Cheio de boas ideias.

Comentado por

Jonathan

Muito interessante sua trajetória, Alessandra! Obrigado por compartilhar conosco.

Comentado por

Mélanie Moreira

Curti!

Comentado por