Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Sónia do blogue Receitas da Patanisca



Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Sónia do blogue Receitas da Patanisca!

Visite o blog: Receitas da Patanisca.


Visite o perfil e as receitas de Sónia do blogue Receitas da Patanisca.



Olá Sónia do blogue Receitas da Patanisca, conte para nós...


Como você teve ideia de criar o blog ‘Receitas da Patanisca’?


Sempre tive gosto pela culinária e desde pequena que guardava um livro de receitas escrito à mão. Achei que seria interessante fazer um livro virtual, onde pudesse partilhar receitas com mais pessoas.

Como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Existe um tema/área em especial que te interessa mais na Culinária e alguém que atua como colaborador?


A escolha das receitas depende um pouco da inspiração do momento, dos ingredientes disponíveis em cada época do ano e das receitas que faço no dia-a-dia na minha casa. Vou colocando as receitas no blogue semanalmente ou conforme a minha disponibilidade, sem me sentir obrigada a publicar regularmente. Um dos meus temas preferidos é a culinária saudável e tento, sempre que possível, adaptar receitas tradicionais e reduzir-lhes as calorias. Não tenho nenhum colaborador fixo, mas alguns familiares e amigos têm o hábito de me enviar receitas para experimentar ou fotos para publicar.

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre aquilo que você mais gosta.


Não gosto de tripas à moda do Porto nem de ostras e adoro tudo o que tenha chocolate, café, natas e leite condensado.

Gosto de petiscos, de peixe grelhado, cozido à portuguesa, saladas com molho de iogurte e doces de colher.

Conte-nos sobre suas influências gastronômicas e também sobre a fotografia do blog, você tem alguma técnica ou você confia em seus instintos?


As minhas principais influências estão no Alentejo, onde nasceu grande parte da minha família. A culinária alentejana é sem dúvida uma fonte de inspiração. Quanto à fotografia, adorava fazer um curso mas ainda não tive tempo. Confio nos meus instintos, mas confesso que seria uma mais-valia para o meu blogue se tivesse um curso de fotografia de culinária.

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Tenho uma Bimby e, na minha opinião, é uma excelente ajudante que permite prescindir de imensos utensílios na cozinha: batedeira, varinha mágica, picadora, etc.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Adoro a feijoada de marisco, a tarte de amêndoa da minha tia Antónia e a delícia de mousse de chocolate com palitos la reine. São sabores da minha infância que me trazem memórias fantásticas.

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Penso que o gosto pela cozinha nasce connosco, mas também podemos aprender a gostar de cozinhar. Optar pelo fast food pode ser o caminho mais fácil, mas deixo aqui um apelo para que arrisquem, experimentem combinar diferentes ingredientes, façam uma visita pelos blogues de culinária e ponham mãos à obra. Ficarão certamente surpreendidos com as delícias que vão sair da vossa cozinha.



Obrigada Sónia do blogue Receitas da Patanisca por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 16/09/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista