Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Patricia



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Patricia!

Visite o blog: Receitas da Piteca.


Visite o perfil e as receitas de Patricia.



"Porque a vida é demasiado curta para andarmos sempre a comer o mesmo..."



Olá Patricia, conte para nós...


Como você teve idéia de criar o blog ‘Receitas da Piteca’. De onde surgiu a ideia dar este nome a página?


Eu sempre adorei cozinhar, principalmente inventar pratos assim do nada, sem ter de seguir receitas, mas tinha um pequeno problema, eu nunca escrevia as receitas que inventava e quando as queria repetir, já não me lembrava de como as tinha feito! Um dia o meu marido comentou comigo, porque não fazer eu também um blogue, onde mostrasse a todos o que mais gosto de fazer?! Pensei logo que seria uma excelente ideia, pois poderia ser também o meu próprio livro de receitas! E assim foi, pouco tempo depois estava o Receitas da Piteca a ser inaugurado.

Em relação ao nome, foi basicamente uma alcunha que me puseram na altura em que tirei um curso de cozinheira,
como era a mais nova das alunas acharam engraçado colocar-me esse nome, pois supostamente deveria de significar "menina pequena", só que quando fui verificar ao dicionário não era bem esse o significado que tinha, lá dizia que "Piteco" era um "macaco sem cauda oriundo da Ásia", calculo que Piteca seja a versão feminina da coisa! Ah Ah Ah...

Seja como for, a coisa pegou e ficou essa a minha alcunha. Mais tarde quando decidi fazer o meu blogue achei que seria engraçado dar-lhe esse nome e, alguns anos depois, colocar o macaco como mascote do próprio!

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Existe um tema/área em especial que te interessa mais na Culinária?


Bem em termos de receitas, quando estou para ai virada, vou procurando conforme o que tenho para utilizar, uma receita que me agrade, normalmente dou sempre preferência ás que dão menos trabalho, pois acho que nos dias que correm são essas as receitas mais apreciadas pelas pessoas que muitas vezes não têm muito tempo para andar a perder de volta dos tachos. Quando não me apetece ter trabalho a procurar, o que me acontece muitas vezes, vou para a cozinha e vou inventando à medida que vou fazendo. Por vezes corre muito bem, outras vezes nem tanto! Eh Eh...

Em relação ás fotos, acho que o meu marido respondia melhor, provavelmente dizia algo do género: "Chata, muito chata!!!" Ah Ah Ah... Sou um pouco exigente, tiro imensas fotos, pois quero sempre ter a certeza que pelo menos uma fica exactamente como quero, ou pelo menos lá perto! Enquanto isso ele fica à espera de poder atacar a comida! :P

Eu gosto muito de todas as áreas da culinária, todas elas me fascinam, mas confesso que me sinto mais à vontade com os doces/bolos, sem dúvida que é o que gosto mais de fazer!

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre o que você mais gosta.


Sinceramente, e já estou aqui farta de puxar pela cabeça, acho que não há nada na Gastronomia em si
que eu não goste, há sim opiniões acerca da Gastronomia que não me agradam de todo. Aquelas pessoas que pensam que o que é tradicional não se pode mexer, ou que é errado ir buscar ideias a outros países para utilizarmos nas nossas confecções. Acho que são opiniões erradas, pois para mim cozinhar é uma arte e para isso temos de ter uma mente aberta, o facto de alterar um prato tradicional, não faz com que ele deixe de existir ou deixe de ser tradicional, foi simplesmente modificado.

Como costumo dizer, até um prato tradicional antes de existir teve de ser inventado por alguém! ;)

Em relação ao que mais gosto, é isso mesmo, o podermos inventar, o jogar com os sabores, com as cores, as formas,
tudo! Como já disse, para mim é uma arte que me dá imenso gozo! :)

Como você enxerga a Culinária Portuguesa atual? Você pensa que brasileiros e portugueses tem muito em comum quando o assunto é Gastronomia?


A meu ver, a culinária Portuguesa atual continua a ser talvez uma das mais variadas e apreciadas que existe no mundo e, tendo em conta que foram os Portugueses que mais contribuiram para a formação da culinária Brasileira, tenho mesmo de concordar que temos muito em comum na forma como exploramos a cozinha.

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Bem, em termos de utensílios ou aparelhos, o que nunca me pode faltar é o meu processador de cozinha, a batedeira, batedores de varas e facas. Em termos de ingredientes, os ovos e a farinha.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Não posso dizer que tenha uma receita preferida, pois para mim todas elas são especiais, quer seja para nós cá em casa, quer seja para oferecer a alguém, todas elas são feitas com muito carinho. Mas houve uma que talvez me tenha deixado mais satisfeita comigo própria, que foi um bolo de aniversário que era um carro de fórmula 1 vegan ( http://receitasdapiteca.blogspot.pt/2013/04/bolo-de-aniversario-carro-de-formula-1.html) que fiz
para um grande amigo meu. Apenas porque quando vi a cara que ele fez ao ver o bolo, senti que valeu a pena todo o trabalho, todas as horas que passei de volta dele, todo o esforço! :)

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


A melhor mensagem que posso deixar é que arrisquem, vão para a cozinha, façam a vossa própria comida, peguem numa receita, inspirem-se em alguém, inventem, mas façam, vão ver que vale a pena! Pensem que a vida é demasiado curta para andarmos sempre a comer o mesmo! ;)



Obrigada Patricia por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 10/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

fritadeirasemoleo

Oi Piteca, parabéns, que lindo, adoro seu blog e suas receitas! Mega abraço!

Comentado por