Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

O LEITE DE BARATA será um dos alimentos do futuro!

Por Mélanie Moreira, 09/09/2016
Google Ads

LEITE DE BARATA será um dos alimentos do futuro!

 Países orientais têm o hábito de comer insetos, até comprovando que são ricos em proteínas. Pensa que é só lá? Já ouviu falar na farofa de bumbum de tanajura, tão famosa em regiões brasileiras? Então veja as novas descobertas de cientistas da Índia sobre insetos!

Na Índia, investigadores descobriram que uma substância, produzida por um tipo de baratas (a Diploptera punctata), semelhante ao leite é muito rica em proteínas e açúcar.

Os cientistas do Instituto e Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa da Índia, consideram este produto  o superalimento para resolver o problema da fome com o aumento da população mundial. Ele é quatro vezes mais nutritivo que o leite de vaca, o "leite" de barata pode tornar-se um elemento  fundamental para solucionar a  alimentação da população crescente.

O coordenador do estudo, Subramanian Ramanswamy,  assegura ao Washington Post que: “Se gosta de comida rica em calorias e de uma digestão gradual e completa, então esta é a opção”

O "leite" quando é ingerido pelo filhote de barata, adquire a forma de cristais de proteína no sistema digestivo dele. Estes cristais "são importantes para o crescimento e desenvolvimento  dos bebês baratas", explica Leonard Chavas, um dos cientistas por trás da pesquisa, publicada na International Union of Christallography (revista científica ).

A espécie Diploptera punctata, é único tipo de barata conhecido por ser vivíparo, isto é, que desenvolve seus embriões no corpo da mãe, ela não põe ovos como as baratas comuns. Foi esta espécie de baratas que serviu de base para a experiência dos cientistas.

Estas baratas mantêm seus embriões bem nutridos com este líquido muito rico em proteínas, antes do nascimento,  que depois de ingerido se transforma em cristais. Os cientistas que fazem parte da experiência extraíram um destes cristais de um embrião para analisá-lo e saber mais sobre seu poder nutritivo, fazendo a seguir testes como o sequenciamento do genoma.

Para surpresa descobriram que os cristais têm 3 vezes mais energia que o equivalente em massa do leite de búfala e 4 vezes o do leite de vaca.

Sanchari Banerjee explica: “É o que qualquer um precisa: proteínas, gorduras e açúcar. As sequências de proteínas têm todos os aminoácidos essenciais”. Ele é o autor principal do estudo. Toda esta energia faz com estes filhotes de barata cresçam muito mais do que os outros filhotes de baratas de outras espécies.

Esta cristalização pode parecer surpreendente, mas outras substâncias adquirem formato de cristais no nosso corpo, como é o caso da insulina. Isto acontece para facilitar o armazenamento, por isto o leite de barata tem "potencial para consumo humano", dizem os pesquisadores.

Os cristais foram retirados diretamente do sistema digestivo dos embriões e a equipe de pesquisadores pretende recriar esta substância em laboratório, já que não é possível ter quantidade de baratas suficiente e principalmente por não ser possível sua "ordenha"...

Para isto estudos devem continuar para compreender os mecanismos biológicos e químicos do processo. Leonard Chavas diz: “Por enquanto, estamos a tentar compreender como controlar o fenômeno de forma mais simples, para que a produção em massa seja possível

Conta ele que, perdendo uma aposta com seus colegas, teve que provar o leite de barata uma vez. Ele diz que “Não tem um sabor específico“, e admite que a ideia de tomar um sorvete feito com este leite até parece boa, imagina ainda com mel...

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

5 boas razões para consumir limão todos os dias Pare de envelhecer com as romãs! Surpreendente!