Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Romã (Cristina Costa Amaral)



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Romã (Cristina Costa Amaral)!

Visite o blog: O Bago de Romã.


Visite o perfil e as receitas de Romã (Cristina Costa Amaral).



"Cozinhar é um acto de amor e partilha."



Olá Romã (Cristina Costa Amaral), conte para nós...


Como você teve ideia de criar o blog ‘O Bago de Romã’. Como se deu o desenvolvimento do mesmo?


A ideia surgiu de repente, quando uma amiga, me pediu uma receita por email.
Sendo eu uma leitora assídua de vários blogues de culinária, pensei, para mim mesma, porque não criar o meu próprio blog. Assim nasceu o Bago de Romã.
Além da culinária, gosto muito de fotografia, com o Bago de Romã consegui um cantinho meu, onde reuni as duas paixões. As receitas publicadas são todas testadas, e as fotos são da minha autoria, excepto a da imagem do blog, a única retirada da net, até ao momento.
Com o tempo, e sem querer, tornou-se o meu próprio caderno de receitas, pois sempre que preciso de fazer alguma receita, procuro de imediato online, no meu blog.
Ao longo destes 3 anos de existência, além do prazer na construção de um espaço, que no fundo é um reflexo de mim, o retorno que me é dado pelos leitores através dos comentários, quer no blog, quer no facebook (onde tem página pública), são sempre um incentivo para continuar. Infelizmente, não publico tanto como desejaria, mas quando o faço, tenho o maior cuidado na qualidade do que publico. Esse é um dos critérios fundamentais: rigor e qualidade na informação prestada.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Existe um tema/área em especial que te interessa mais na Culinária?


Não tenho bem um critério definido, embora haja um certo cuidado de abordar temas consoante as estações do ano. Preferencialmente, partilho receitas feitas com produtos da época, não esquecendo as festividades principais, tal como, Natal, Passagem de Ano, Carnaval, Páscoa que têm sempre tradições gastronómicas associadas e que devem ser relembradas e celebradas.
Outra preocupação que tenho na abordagem das publicações é a de criar rubricas específicas, por exemplo, gosto de evidenciar as receitas dadas pelos amigos, pois, elas não são minhas e sempre é uma forma de os homenagear. Gosto de reciclar alimentos, conhecer melhor certos alimentos ou produtos. Neste momento tenho as seguintes rubricas, que irão aumentando, segundo a necessidade em criá-las:
“ A Cozinha dos Amigos”; “ Reciclar é Poupar”; “ Conhecer Melhor”

Relativamente a temas ou áreas que me interessam mais, confesso que como sou anti - desperdício, gosto muito de partilhar receitas que permitem reciclar alimentos, transformar sobras em novos e deliciosos pratos.
Criar novas receitas, a partir de sobras, é um desafio aliciante.
As preferências recaem sobre salgados em detrimentos dos doces, embora neste momento, a área da doçaria esteja a interessar-me mais, onde estou a apurar os meus conhecimentos e técnicas. Quando mais conheço, mais fascinada estou.

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre o que você mais gosta.


Para mim e muito dificil falar do que não gosto, porque gosto de tudo, umas mais outras menos.
Confesso que não consigo dizer algo que não goste, bem como, o que mais gosto...

Você diz em sua descrição que se interessa em cuidar de sua saúde sem deixar de apreciar a boa comida. Como atingir este equilibro do ‘bem comer ‘ com uma vida saudável?


Acho que quem gosta de cozinhar, gosta de comer. Eu adoro comer, logo adoro cozinhar. Para conseguir o equilíbrio, procuro substituir ingredientes por outros mais saudáveis.
Recorro a muitas ervas aromáticas, para reduzir o sal. Opto pelo azeite em detrimento das margarinas. Raramente, utilizo produtos industriais, tais como os caldos de carne, legumes ou galinha. Nos doces reduzo o açúcar, substituo por mel. Tento introduzir legumes na confecção dos bolos, pois assim, reduzo a quantidade de gordura. Recorro aos iogurtes para substituir as natas.
Quanto aos métodos de confecção, tento também optar pelos mais saudáveis.
Claro está que, quando viajo ou em épocas festivas, esqueço o saudável, porque gosto de experimentar os produtos e a gastronomia locais, bem como, não dispenso os pratos típicos e doces tradicionais.
De vez em quando, gosto de quebrar as regras, pois há que balancear.
O equilíbrio é uma das minhas regras fundamentais, em tudo e na vida.

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


Na minha cozinha não podem faltar azeite, cebola, alho, ervas aromáticas, ovos, arroz, farinha, noz -moscada, sal. Tenho que ter sempre atum e cogumelos em conserva.
Não dispenso a Bimby ou Thermomix ( Um robot de cozinha multifuncional), a varinha mágica, forno.
Relativamente a utensíliso básicos, tenho que ter uma vara de arames, um ralador e a bela da colher de pau.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


Vou indicar o empadão da minha mãe, que de facto, é uma das minhas preferidas, quanto a doces, adoro, sendo dos meus preferidos, o bolo de chocolate de uma tia, que está publicado como o "Meu Bolo de Chocolate Preferido".
http://obagoderoma.blogspot.pt/2012/02/reciclar-e-poupar-empadao-da-nini.html
http://obagoderoma.blogspot.pt/2010/11/o-meu-bolo-de-chocolate-preferido.html

O Empadão, porque sempre que o faço, recuo à minha infância.
O Bolo de Chocolate, porque eu o adoro desde o dia que o provei e esta ligado a dias festivos da familia.

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Para mim cozinhar é um acto de amor e partilha.
Em todas as receitas há um ingrediente especial, que nunca vem mencionado, mas que nao pode faltar: AMOR
Esse é o ingrediente secreto que torna qualquer receita única.



Obrigada Romã (Cristina Costa Amaral) por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 28/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

Já é indispensável a visita ao "Bago de Romã", para procurar receitas para qualquer ocasião, assim como, para seguir as novidades que a Romã vai disponibilizando!

O melhor é ter a oportunidade de provar as receitas feitas pela propria Romã! Hummm!
Continua assim, obrigada por partilhares com todos o teu Dom e as tuas receitas deliciosas!

Jinhos
LP

Comentado por

Parabéns, querida Priminha!
Felicidades!
Beijinhos.
Maria Irene

Comentado por