Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Inês



Entrevista realizada por Jonathan Entrevista realizada por Jonathan

Nós entrevistamos Inês!

Visite o blog: Ananás e Hortelã.


Visite o perfil e as receitas de Inês.



"Na culinária o importante é fazer as nossas receitas com amor, colocando um pouco de nós em cada prato."



Olá Inês, conte para nós...


Como você teveideia de criar o blog "Ananás e Hortelã". Como se deu o desenvolvimento do mesmo?


Desde sempre que adoro cozinhar, desde pequena que aprendi a fazer bolinhos com a minha mãe a avó e mais tarde comecei a cozinhar sozinha na faculdade. Seguia muitos blogs de culinária e há 2 anos senti vontade de criar o meu também, a princípio por brincadeira, mas depois foi crescendo a aventura e o gosto por aprender mais. Aprender mais sobre a culinária e sobre a fotografia. E hoje o blog já faz parte de mim.

De forma geral, como você aborda cada tema em seu blog, como escolhe as receitas e as fotos? Existe um tema/área em especial que te interessa mais na Culinária?


As receitas vão surgindo ao sabor de uma cozinha sazonal. Gosto de usar produtos da época e são eles que me inspiram a criar ou a reproduzir receitas. Tenho uma horta e adoro cozinhar e comer o que plantamos e colhemos da terra. Tento usar na maioria das vezes produtos biológicos e locais. Adoro frutas e vegetais. Adoro inspirar-me nos muitos livros de receitas que tenho em casa, espalhados pelos cantos todos. As fotos acabam por surgir espontaneamente, ao sabor da receita. Adoro preparar bolos, pão e biscoitos. Coisas de forno, de conforto.

Conte-nos sobre algo que você não gosta na Gastronomia. E também sobre o que você mais gosta.


Em termos de culinária cada vez reduzo mais o consumo de carne, pela saúde e pelos animais. Há carnes que não como e não gosto, desde que me tornei veterinária. De resto sou o que se costuma dizer em Portugal "de boa boca", gosto de tudo e como de tudo.
O que mais gosto na gastronomia é a partilha e a união. A partilha de receitas, a partilha de um jantar com amigos ou com família em que preparo tudo com carinho, a união de pessoas em volta de uma mesa cheia de comida feita com amor. Há sempre momentos especiais, celebrados com comida.

Você descreve na sua descrição sobre si mesma que gosta de vincular emoções a culinária. Existe alguma memória de algum momento da sua vida que a Gastronomia é um elemento decisivo?


São tantos os momentos que marcam as nossas vidas e muitos deles associo a pratos e cheiros da cozinha. Celebrações de aniversários, reuniões com pessoas especiais, os natais em família.
Os que mais me marcaram são aqueles que me lembram a infância, as comidas que não eram feitas por mim mas que tinham sempre uma pitada de amor à mistura. É a nossa comida de conforto. O cheiro de um pão-de-ló a sair do forno, o meu primeiro bolo de iogurte, o arroz doce da minha avó, comido morno com canela, o pão feito no forno a lenha, os assados de domingo. Coisas boas e felizes.

Em se tratando de utensílios, aparelhos, equipamentos, ingredientes... O que não pode faltar na cozinha?


A minha cozinha é bastante simples. Em relação a utensílios e equipamentos, não pode faltar a balança, um liquidificador e adoro a minha máquina do pão, para quando a preguiça de o amassar é mais forte. Adoro as minhas colheres de pau! Se me dão outra coisa para a mão sinto falta delas.
Quanto aos ingredientes, não podem faltar as frutas da época, os vegetais frescos, os ovos caseirinhos, um bom azeite, as sementes e as farinhas integrais, as especiarias e as minhas ervas aromáticas.

Dentre suas receitas, você tem uma preferida e que gostaria de indicar para os nossos leitores? O que a torna tão especial para você?


São tantas as receitas que gosto de fazer e voltar a fazer, vezes sem conta. Todas são especiais à sua maneira.
Posso nomear algumas que gosto muito:
Como adoro pequenos-almoços e brunchs deixo-vos as minhas panquecas preferidas com mirtilos:
http://ananasehortela.blogspot.pt/2013/01/panquecas-de-mirtilo.html
Um pão, que adoro preparar e ver crescer no forno e sentir o seu aroma ainda morno:
http://ananasehortela.blogspot.pt/2013/02/pao-integral-de-espelta-com-arandos.html
E um bolo, já sabem, adoro bolos e bolinhos, simples e com pouca gordura:
http://ananasehortela.blogspot.pt/2013/01/bolo-de-laranja-canela-e-coco.html

Você poderia deixar uma mensagem, dica ou sugestão para os leitores do Receitas sem Fronteiras?


Na culinária o importante é usar bons produtos, de qualidade. E fazer as nossas receitas com amor, colocando um pouco de nós em cada prato. Partilhar a nossa comida com quem mais gostamos.



Obrigada Inês por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 10/08/2013



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

É sem dúvida uma confirmação do que vamos vendo e lendo pelo blog!
Uma ternura de blogger e isso também o deixa transparecer nas receitas, nas fotografias, enfim, no retrato que faz dela!
Um blog de excelência, sem dúvida!

Comentado por