Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Lena Santos



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Lena Santos!

Visite o blog: Sabores Leves.


Visite o perfil e as receitas de Lena Santos.

Descubra sua receita favorita: Brownies - versão saudável



"Para mim receitas leves são aquelas que podemos comer sem qualquer sentimento de culpa".

Conheça Lena e seu blog de receitas leves!



Olá Lena Santos, conte para nós...


Você nos conta que após uma gravidez com muitos quilos, decidiu montar um blog com receitas leves e saborosas. Quais foram seus maiores desafios ao buscar receitas mais leves?


Pela mundo virtual encontra-se um número inimaginável de receitas mas a grande maioria usa muita gordura, muitos hidratos de carbono, muito açúcar, muitos fritos....
O meu desafio ao criar o blog tem sido o de arranjar soluções para substituir ingredientes que tornam as receitas bastante calóricas ou prejudiciais á nossa saúde, por ingredientes saudáveis mas que mantenham a receita cheia de sabores.
Ainda á pouco tempo queria fazer brownies mas como todos nós sabemos é uma bomba calórica, no entanto consegui criar uma receita bastante saudável sem nenhuma gordura nem açúcar. Não acreditam? Ora vejam lá a receita de brownies versão saudável.
Para mim tem sido dos desafios mais dificeis, substituir a manteiga/margarina.

Como você define receitas leves?


Para mim receitas leves são aquelas que podemos comer sem qualquer sentimento de culpa.
Eu sou bastante gulosa e adoro comer, mas quantas vezes após comer uma boa refeição ou sobremesa me sinto culpada por ter comido o que comi!!!! Quantas vezes penso que não deveria ter abusado!!! Para quê comer tanto!!! Mas isto é humano, por isso se comermos refeições com ingredientes mais saudáveis não nos vamos sentir tão mal no final.

O que chama sua atenção em uma receita?


Primeiro é a fotografia, como se costuma dizer os olhos também comem não é?
Depois são os ingredientes e quanto mais saudáveis forem mais a receita me agrada.

Qual a receita de seu blog que faz mais sucesso? Você poderia partilhá-la conosco em nosso site?


Por incrível que pareça a receita com mais visualizações no blog é das mais simples que lá tenho, uma salada a que lhe dei o título de salada de verão. Como podem ver a receita é bem simples e pode-se fazer com o que temos em casa ou mesmo para aproveitar sobras porque ficam sempre muito saborosas.
Depois é que temos de ter cuidado com o tempero, em vez de usarmos maionese que é cheia de calorias, podemos optar por um molho de iogurte (magro) e tempera-lo com as especiarias que mais gostamos.

Qual utensílio não pode faltar em sua cozinha?


Vários. A bimby é um deles, mas não dispenso boas facas, tábua de cozinha, wok ou frigideiras anti-aderentes e formas de silicone pois assim evito a gordura adicional necessária para barrar as formas.

Qual é seu ingrediente preferido?


Não tenho nenhum ingrediente preferido, como já referi sou muito gulosa e adoro comer, tirando o peixe acho que gosto de tudo :-)

Para você, cozinhar é...


Para mim cozinhar é como uma terapia.... faz-me acalmar, esquecer problemas ou até arranjar soluções, posso dar asas á minha imaginação e acima de tudo agradar a família e amigos com os meus cozinhados, claro que de vez em quando as experiências não correm como planeado mas mesmo assim continuo a ter o apoio da família.

Qual dica você deixaria para nossos leitores que buscam uma alimentação mais leve?


Principalmente não deixem de comer aquilo que mais gostam por muitas calorias que tenha, mas com muita moderação. Depois no dia a dia evitem os doces, fritos, gorduras, hidratos de carbono á noite, substituam os ingredientes mais calóricos pelos mais saudáveis como por exemplo natas por iogurtes, açúcar branco pelo açúcar mascavado, leite gordo pelo magro, manteigas/margarinas /oleo por azeite, etc....
Comam várias vezes ao dia mas pouca quantidade e bebam pelo menos 2lt de água e acima de tudo, sejam felizes :-D



Obrigada Lena Santos por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Lex - 08/07/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista