Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Entrevista de Telita



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Telita!

Visite o blog: Telita na Cozinha.


Visite o perfil e as receitas de Telita.



"Descobrir novos sabores é uma aventura bastante interessante. Pode-se viajar pelo mundo descobrindo a gastronomia de cada região."



Olá Telita, conte para nós...


Como surge a ideia de fazer um blog com suas receitas e adaptações?


O blog Telita na Cozinha surgiu a partir da ideia de manter um livro de receitas online de experiências culinárias que pudesse ser revisitado, ao invés de ir anotando em papéis que se vão perdendo.

As receitas apresentadas (ou experimentadas) advêm da curosidade e (re)descoberta da riqueza da gastronomia portuguesa mas também da descoberta de como reproduzir em casa pratos da gastronomia mundial. A tudo isto, acresce-se a preocupação em ter uma alimentação saudável.

O que essa experiência trouxe para você?


Estou constantemente a aprender novos truques, a descobrir novas combinações de sabores mas, principalmente, a desafiar-me com novas experiências. Claro que umas correm bem (e são publicadas) e outras nem por isso.

Com o blog tenho vindo a conhecer pessoas fantásticas e outros blogs com receitas maravilhosas.

Notamos que em seu site há uma sessão para cozinhas de todo o mundo. Há alguma delas pela qual você tem mais carinho? Por quê?


No topo da minha lista está a gastronomia portuguesa, pela sua riqueza.
Mas também adoro cozinha indiana e da Europa de Leste: Hungria, Polónia, República Checa, Sérvia, Croácia, Alemanha. Países que visitei e onde comi maravilhosamente. E, por fim, mas não em último da lista, adoro a cozinha turca pela sua diversidade e variedade de sabores.
A cozinha brasileira surpreendeu-me quando visitei o Brasil. Aquilo que conhecemos deste lado do Atlântico é uma ínfima parte daquilo que se pode provar no Brasil!

E dessa cozinha, qual a receita que mais te agrada? Você pode dividi-la conosco?


Adoro pataniscas de bacalhau com arroz de feijão! É o meu prato preferido.

Por outro lado, sou terrível porque há tanta coisa de que não gosto. Não como marisco, moluscos (polvo, lulas, caracóis), cogumelos e ainda tenho resistência a muito vegetais.

Você informa em seus posts o tempo de preparação, a dificuldade, o ingrediente principal e se o prato é indicado a crianças e a vegetarianos? Você percebe que essas duas últimas classificações são um diferencial? Por que você decidiu fazê-la?


Comecei por colocar essa indicação em todas as receitas por sugestão do 24 Kitchen e acabei por me habituar a colocar em todas as receitas. Não imaginava que fosse um diferencial e que pudesse ser tão importante um pequeno detalhe.

Qual utensílio de cozinha é indispensável para você?


Uma boa faca faz toda a diferença e não é assim tão simples de encontrar. Ter um bom conjunto de frigideiras e um wok também é indispensável na cozinha. E, claro, formas para bolos têm que ser de qualidade senão o bolo acaba no lixo.

Quando você está na cozinha, o que você mais gosta e o que te incomoda?


Gosto de ter a cozinha arrumada e aborrece-me quando algo está fora do sítio e não encontro. Gosto de ter à mão um pano porque estou sempre a lavar e a secar as mãos.
Aborrece-me quando acho que tenho os ingredientes todos e falta-me um essencial Se dá tempo, ainda vou num instante à mercearia mas nem sempre dá.

Há algum prato que seja considerado sua especialidade?


Sinceramente, acho que não porque estou sempre a procurar novas combinações de sabores. Além disso, faço sempre diferente quando repito uma receita. Mas posso dizer que tenho mais mão para doces do que para salgados. Adoro fazer bolos e sobremesas!
Durante algum tempo, especializei-me em quiches mas depois de tantas experiências, fartei-me e ainda não tive coragem para retomar.

E para despedirmos, deixe um recadinho para nossos leitores!


Descobrir novos sabores é uma aventura bastante interessante. Pode-se viajar pelo mundo descobrindo a gastronomia de cada região.
A escolha dos ingredientes é muito importante. Opto, cada vez mais, por comprar no comércio tradicional em vez de grandes superfícies. Ingredientes seleccionados fazem toda a diferença num prato.

Podem encontrar mais sobre Telita na Cozinha:
Facebook: https://www.facebook.com/TelitaNaCozinha
Google+: https://plus.google.com/+AnaTelesTelita (pessoal) e https://plus.google.com/+TelitanacozinhaNet/ (página)
Pinterest: http://www.pinterest.com/analuisateles/blog-telita-na-cozinha/
Loja (ainda em construção): http://telita.tictail.com/
twitter: https://twitter.com/TelitaCat



Obrigada Telita por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Mélanie - 04/02/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista

É sempre interessante saber mais sobre o que está por detrás de um blog tão bom como é o caso :)

Comentado por