Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Gelatina Colorida arco íris em camadas 

Por

Uma belezura só! retirada do Blog "Gostei e agora?"

Avalie esta receita 3.8/5 (57 Votos)

Ingredientes:

  • Pacotinhos de gelatina de sabores e cores distintas (ex: as 7 cores do arco-íris)
  • 1 vidrinho de leite de coco
  • 1 lata (ou caixinha) de leite condensado
  • Água fervente
  • Água fria

Detalhes

Pessoas: 10
Complexidade: Médio
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

1- Antes de tudo, é importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de óleo.
Dissolva todo conteúdo do 1º pacote de gelatina escolhido em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos.
2- Acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente.
3- Deposite metade da gelatina já dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo.
4- Leve ao freezer por 10 minutos.
Adicione à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa até ficar homogêneo e opaco.
6a- Passados os 10 minutos, retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado.
6b- Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo.
7- Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.
8a, 8b e 8c- Repita os passos anteriores com a 2ª gelatina escolhida, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas.
9, 10 e 11- Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes.
Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada (que, no meu caso, foi a vermelha cremosa), transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente não pode deixar direto no freezer porque congela, né? Hehehe!
Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira. Como sou medrosa, tirei da forma só no dia seguinte, mas não é preciso tudo isso, hehehe! Caso não se solte com facilidade, passe a forma com rapidez na chama do fogão, até que as laterais se desprendam (muita agilidade nessa hora, para não derreter tudo)

Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é preciso muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma vez só, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, com o becker que eu utilizei, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.

É mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.

Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois é ela que ficará exposta no topo e ditará o visual.

Caso queira utilizar roxo para compor o arco-íris completo, recomendo a gelatina de uva, não a de amora. A tonalidade da gelatina de uva é bem mais viva, alegre e transparente. Já a de amora é escura demais e um pouco opaca.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Coconut bowl: perfeito para sobremesa, brunch ou café da manhã! 

Coconut bowl: uma ótima pedida, é fácil, fashion, saudável e muito gostoso!

Comentar essa receita

Gelatina de cores Gelatina Colorida em Camadas