Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Cuscuz de leite ou de milho

Por

Avalie esta receita 2.9/5 (188 Votos)
Cuscuz de leite ou de milho 1 Foto

Ingredientes

  • - 500 g de flocos de milho pré-cozidos
  • finos;
  • - 200 g de coco ralado;
  • - 1 1/2 xícara a 2 xícaras (das de chá) de água;
  • - 1/2 xícara (das de chá) de açúcar;
  • - 1 colher (das de café) de sal.

Detalhes

Complexidade: Médio
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Existem varios tipos de farinha de milho em flocos. Esta é uma farinha de flocos finos.
O mais importante neste cuscuz é a umidade da massa. Esta umidade tem que estar no ponto. Se estiver úmida demais, o cuscuz vai formar um "bloco" na cuscuzeira e o vapor não vai circular por toda a massa, e partes dela ficarão cruas.
Se estiver úmida de menos, o cuscuz, depois de desenformado, vai ficar seco demais e muito mais esfarelento do que ele é.
A propósito, deixe para desenformar o cuscuz morninho, quase frio, porque quando ele está quente, ele esfarela mesmo. É natural o cuscuz dar uma "desmanchada" no prato, mas se você cortar quente, ele vai "desmoronando" no prato onde você desenformou.
Coloque todos os ingredientes secos em uma tigela. A versão tradicional não leva nem coco ralado, nem açúcar. Mas eu gosto muito mais com os dois.
Comece a acrescentar a água, colocando 1 1/2 xícaras, das de chá, de água. Amasse, com as mãos e aperte para verificar a textura. Para saber se já basta de água, modele um croquete com um pouco de massa. O croquete deve ficar perfeito, sem rachaduras na massa, mas deve esfarelar como uma paçoca de amendoim. Aliás, paçoca de amendoimé outro bom parâmetro para se saber se a massa está no ponto. Se você conseguiu modelar e, ao apertar, ele desmanchou como uma paçoca, não precisa acrescentar mais água.
Coloque a massa na cuscuzeira, sem apertar demais (lembre-se sempre: se você compactar a massa, o vapor não circula e compromete o resultado final) e deixe descansar por 5', para que os flocos de milho possam hidratar. Enquanto aguarda estes 5', coloque água na parte inferior da cuscuzeira, até a marca. Esta marca é, ±, a metade da cuscuzeira.
Encaixe a parte superior da cuscuzeira sobre a que está no fogo e deixe cozinhar por 30'.
Se você não tiver uma cuscuzeira, coloque a massa de cuscuz em um prato fundo ou uma travessa que encaixem perfeitamente em uma panela que você tenha em casa, amarre um pano de sacaria, que seja reservado só para isso e amarre, dando um nó no verso do prato (na parte de trás).
Coloque água para ferver na panela e, quando levantar fervura, encaixe o prato na panela.
Atenção! A água não deve entrar em contato com a massa, só o vapor!
Na hora de servir, corte uma fatia de cuscuz, coloque em um prato e despeje leite a gosto. Pode ser frio ou quente, adoçado ou sem açúcar. Há até os que preferem comer o cuscuz com manteiga, que pode ser de garrafa ou não, e sem leite.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

PASTA DE BISCOITO, impossível parar de comer esta delícia!

Você já tinha pensado em fazer uma pasta com seu biscoito farovito?! Pois é, fica uma delícia e, além de poder comer pura, você pode usar como se fosse uma Nutella, pasta de amendoim ou outras...

Ingredientes:

  • 180 g do biscoito de sua preferência
  • 150 ml de leite
  • 20 g de açúcar de confeiteiro

 

Comentar essa receita

Quindão e quindim na cuscuzeira Quindão e quindim na cuscuzeira