Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Pasteis Natalinos de nozes e damasco

Por

As festas de fim de ano ficam ainda mais alegres e saborosas com os pratos especiais para a ocasião. Pensando nisso, a Wickbold desenvolveu uma receita exclusiva de Pastéis Natalinos, elaborada com o pão Torta Fria da linha Sem Casca. Além de contar com ingredientes típicos dessa época do ano, a sobremesa é diferenciada e muito gostosa, ideal para surpreender e agradar a todos os paladares. Veja abaixo como é simples e fácil de fazer!

Mestre Cuquinha comenta

Estes deliciosos pasteis, recheados com nozes e damascos, são uma excelente opção para você variar suas receitas de Natal. Experimente e você não vai se arrepender.

Avalie esta receita 4.2/5 (182 Votos)
Pasteis Natalinos de nozes e damasco 1 Foto

Ingredientes

  • Para o recheio:
  • - 2 xícaras (chá) de nozes (180 g)
  • - 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
  • - 1 xícara (chá) de damasco turco picado (120 g)
  • - 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (15 g)
  • Para os pastéis:
  • - 150 g de manteiga derretida
  • - 1 embalagem de Pão Torta Fria Wickbold
  • Para a Calda:
  • - 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
  • - 1/2 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (7 g)
  • Decoração:
  • ½ xícara (chá) de cerejas ao marrasquino ou frescas

Detalhes

Pessoas: 3
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 32min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Para o recheio: processe as nozes com o açúcar até formar uma farofa grossa. Junte o damasco picado e a água de flor de laranjeira e, com o auxílio de uma colher, misture até ficar homogêneo.

Etapa 2

Monte os pastéis: pegue uma das tiras de pão, acomode-a sobre uma tábua limpa e a pressione com um rolo de massa no sentido do comprimento. Então, pincele um pouco de manteiga. Em seguida, coloque a tira sobre uma assadeira com a face pincelada de manteiga voltada para baixo. Sobre a tira, coloque nove colheres (sopa) do recheio de nozes (no centro) deixando um espaço de 1 cm da borda. Com auxílio de um pincel, molhe as bordas da fatia de pão com um pouco de água. Em seguida, coloque outra fatia sobre o recheio. Aperte as bordas utilizando um garfo, fechando o pastel. Repita a operação até acabarem as tiras de pão, obtendo três pastéis compridos. Leve ao forno pré-aquecido à 160 °C e deixe dourar por cerca de 40 minutos.

Etapa 3

Calda: com a panela fora do fogo, despeje 1 xícara (chá) de água (200 ml) e adicione o açúcar. Misture até dissolver o açúcar e leve ao fogo médio durante 20 minutos, ou até quando o líquido formar um fino fio ao levantar a colher. Retire a panela do fogo e despeje a calda em um recipiente para esfriar. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira durante 2 horas.

Sirva os pastéis quentes ou em temperatura ambiente. Regue com a calda na hora de servir.

- Guarde quatro colheres (sopa) do recheio para usar na sétima tira. Pincele a sétima tira com manteiga então cubra-a com o recheio pressionando suavemente com as mãos. Corte a tira com um cortador de biscoitos ou com uma faca em quadradinhos. Leve ao forno pré aquecido à 160 °C durante 30 minutos ou até ficarem douradas. Sirva como docinho acompanhando o café do final de refeições.

- Não mexa a calda enquanto ela estiver no fogo. Esse procedimento fará com que ela fique com consistência açucarada.

Sugestões

Comentar essa receita

Torta de chocolate com nozes Torta de chocolate com nozes