Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Canelé fava tonka

Por

Fava Tonka ou cumaru (Espécie:Dipteryx odorata também conhecida por Coumarouna odorata), é oriunda da árvore cumaru, espécie tropical de grandes dimensões, comum principalmente na floresta amazônica. Seu fruto é colhido no chão da floresta, e de cada fruto, uma semente é retirada. Estamos então diante da fava tonka
A fava tonka tem uns 5 cm de comprimento, sendo lisa, dura e de cor roxo-escura, quando madura. Através da trituração ou de processos químicos. De acordo com o Accademia del Profumo, hoje em dia a Venezuela, o Brasil e a Guiana Francesa são os principais produtores mundiais. Citam também que as favas de cumaru podem ser imersas em rum ou cachaça para macerar e depois de secas, se obtém cristais brancos que a recobrem. É destes cristais que o óleo essencial é obtido.
Muito conhecida por suas propriedades medicinais, entretanto o principal valor da semente de cumaru se deve à presença em alta concentração decumarina ou coumarin, cujas propriedades anticoagulantes, limitam a sua dosagem (tal como outras especiarias que devido a certos componentes), têm de ser utilizadas em pequenas quantidades, como a noz moscada, no uso alimentício.
Seus aromas pungentes a amêndoa amarga, caramelo, baunilha, canela e cravinho, fazem dela uma especiaria única. A fava tonka foi por muito tempo utilizada para aromatizar o tabaco, sendo que agora seu principal uso é na perfumaria. É responsável por um aroma a grosso modo similar ao da baunilha, porém um pouco mais suave e especiado.

Avalie esta receita 4.3/5 (101 Votos)
Canelé fava tonka 1 Foto

Ingredientes

  • 1/2 litro de leite
  • 250 g de açúcar
  • 100 g de farinha
  • 2 ovos
  • 1 vagem baunilha
  • 50 g de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 fava tonka (cumaru) ralada

Detalhes

Pessoas: 12
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 15min.
Tempo de cozimento: 60min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Leve 3/4 do leite, adicione a manteiga e baunilha dividida em dois e raspada a um calor de 84 ° C (muito importante).

Etapa 2

misturar enquanto isso, o açúcar, a farinha, o sal, os ovos, leite pouco a pouco e a fava tonka ralada.

Etapa 3

leve à geladeira por 24 horas

Etapa 4

Unte as forminhas com manteiga e polvilhadas com açúcar cristalizado,
Retire a massa para a temperatura ambiente e volte a bater a massa e encha os moldes, mas não até cima. Por ao forno durante 10 min e depois baixe a temperatura para os 180° e deixe mais 30 min.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo receita: uma versão revisitada do sanduiche BLT americano!

Uma delícia vinda diretamente dos Estados Unidos, o sanduíche BLT ( que, em inglês, quer dizer, bacon, alface e tomate) em uma versão revisitada que vai entrar pra lista dos seus preferidos! Confira nossa receita!

Comentar essa receita

Torta de banana e chocolate com fava Tonka Torta de banana e chocolate com fava Tonka