Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

PÃO SÍRIO

Por

Pão achatado de origem árabe
Rendimento: até 10 pães, dependendo do tamanho desejado

Avalie esta receita 4.1/5 (104 Votos)

Ingredientes:

  • ½ Kg de farinha de trigo
  • 250 ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 50 ml de azeite
  • 1 ovo
  • 10 gr de fermento biológico seco

Detalhes

Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 40min.
Custo: Econômico

Preparação:

Etapa 1

Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos (a farinha, o fermento, por cima o açúcar e o sal) e misture bem, homogeneizando a mistura. Obs.: Não colocar o fermento em contato direto com o sal, pois pode desidratá-lo.
Incorpore à mistura, na seguinte sequencia, os demais ingredientes: água, ovos e óleo e sove bem até que a massa fique bem lisinha, e se estiver um pouco dura, basta acrescentar um pouco de água. A massa deve ficar bem molinha, mas sem grudar na mão.
A massa pronta, divida em 6 ou 8 partes e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Etapa 2

Depois de descansada abra com um rolo e, se foram 6 discos o pão vai ficar um pouco maior, então abra esta massa com mais ou menos 18 cm de diâmetro; se foram 8 discos abra a massa com mais ou menos 14 cm de diâmetro. Polvilhe os discos com farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido a 250°C e assar por mais ou menos 8 minutos. Ela vai virar um balãozinho, deixe dourar um pouco e retire do forno e cubra com um pano de prato até esfriar.

Colocar uma pequena forma com água no fundo do forno, gerando uma atmosfera úmida, a qual favorecerá a crocância da casca e evitará a perda da umidade da massa.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Baguete recheada, você nunca comeu nada igual!

Esta baguete recheada com um preparado à base carne moída, champignons e muito queijo é simplesmente indescritível! A gente recomenda você experimentar a receita completa, mas só o recheio sozinho também é maravilhoso!

Comentar essa receita

Realmente, Rita, não sei lhe informar sobre esta receita. Os primeiros pães árabes eram assados em pedras quentes do deserto. A receita postada por nossa colaboradora é bem precisa quanto ao modo de assar os pães. Lamento não poder lhe responder e também o fato dela não lhe ter respondido. Acredito que possa ser feito na chapa ou frigideira já que a maioria dos pães árabes são feitos assim. Veja nossos artigos
http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-1147-receita-passo-a-passo-como-fazer-pao-pita-em-casa.htm:
http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-1149-8-paes-do-mundo-que-podemos-assar-na-frigideira.htm

Depois dê notícias, se você fizer na chapa, esta informação nos interessa. Obrigada!

Comentado por

Pode assar na chapa do fogão à lenha?

Comentado por

Homus Tahine Baba Ghanuj - Berinjela com tahine