Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

15 alternativas saudáveis para alimentos saturados de sódio

,
Receitas sem Fronteiras

É necessário saber quais alimentos, em particular os industriais, contêm mais sal e evitá-los quando possível. O ideal seria substituí-los por alternativas mais saudáveis. Neste artigo, você descobrirá quais são esses alimentos muito salgados e as alternativas para evitá-los.

© iStock / Getty Images Plus / Liountmila Korelidou

O sal faz mal à saúde

O sal de mesa é composto por 40% de sódio. Estima-se também que o consumo de sódio, principalmente por meio da alimentação, promova hipertensão em 50% dos casos. Estima-se que essa sensibilidade ao sal também aumente com a idade.

Para isso, é preciso ter cuidado para não ingerir alimentos muito salgados ou muito ricos em sódio. Não é por acaso que a OMS também incluiu a redução do sal na dieta em seu plano de ação global para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis. A quantidade diária de referência é de 5 g de sal, o que corresponde a 2 g de sódio.

Portanto, é necessário saber quais alimentos, em particular os industriais, contêm mais sal e evitá-los quando possível.

O ideal seria substituí-los por alternativas mais saudáveis. Neste artigo você vai descobrir quais são essas alternativas, quais são os alimentos mais salgados e, no final do artigo, quais são as ações recomendadas para reduzir o consumo de sal: clique nas setas da foto para continuar lendo.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo