Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O fermento químico e suas 1001 utilidades

Por,
Receitas sem Fronteiras

Você acha que o fermento químico só serve para fazer bolos grandes e fofos? Não! Ele também pode nos ajudar em outras áreas que não a confeitaria, confira essas 10 coisas incomuns que você pode fazer com fermento em pó.

© Getty Images

Sobre o fermento químico

O fermento químico, também conhecido por fermento em pó é um fermento seco, uma mistura de um carbonato ou bicarbonato e um ácido. A base e o ácido são impedidos de reagir prematuramente pela inclusão de um protetor, como o amido de milho. O fermento em pó é usado para aumentar o volume e clarear a textura dos produtos assados, ele age liberando gás dióxido de carbono em uma massa por meio de uma reação ácido-base, fazendo com que bolhas na mistura úmida se expandam e, portanto, fermentando a mistura.

O primeiro fermento em pó de ação simples, que libera dióxido de carbono à temperatura ambiente assim que é umedecido, foi desenvolvido pelo fabricante de alimentos Alfred Bird na Inglaterra em 1843. O primeiro fermento em pó de ação dupla, que libera algum dióxido de carbono quando umedecido, e depois libera mais gás quando aquecido por cozimento, foi desenvolvido pela primeira vez por Eben Norton Horsford nos Estados Unidos na década de 1860.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: um jeito prático para conservar melhor as bananas

Você sabia que existe um jeito simples, rápido e barato de aumentar a durabilidade das bananas?! Confira a dica do chef Damien.

 

Comentar este artigo