Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O "ZOO HUMANO", uma vergonha do passado!!

Por,
Receitas sem Fronteiras

No início do século 20, um jardim zoológico humano foi criado em Paris, para mostrar a todos a vida das colônias e a força do império.

ZOO HUMANO

ZOO HUMANO

Construído no início dos anos 1900 em Paris, foi chamado de "Jardin d'Agronomie Tropical", um espaço que mostra ao francês e ao mundo inteiro o poder do império colonial.

Na verdade, foram reconstruídas 6 aldeias diferentes bastante semelhantes às de colônias distantes (na época Madagascar, Indochina, Sudão, Congo, Tunísia e Marrocos).
 

Milhares de pessoas foram deportadas e colocadas em cativeiro nestas aldeias artificiais, para que os visitantes pudessem ter uma ideia do que era a vida das novas colônias.

De maio a outubro de 1907, o "Jardin" foi aberto ao público.

Estima-se que foram mais de um milhão de pessoas curiosas, por isso é hoje chamado de "Zoo Humano", em vez de leões e feras ferozes serem expostos, eram as pessoas.

No final da exposição, não sabemos com certeza o que aconteceu com essas pessoas.

Alguns participaram de exposições similares em toda a Europa, outros se juntaram a circos e outros (a minoria) conseguiram retornar ao seu país.

Não era nada  fácil  ser "catapultado" para um mundo tão diferente, privado de liberdade e tratado como "animais zoológicos".

As estruturas foram gradualmente abandonadas e a degradação acompanhou a decadência progressiva.

Ainda hoje, é possível ver e visitar o que resta dele.

Se você visitar Paris e seu parque de Vincennes, você pode encontrar esses restos.

É uma página negra do passado francês que dificilmente pode ser esquecida, um passado no qual demonstrar a superioridade de uma raça e sua  civilidade representaram  orgulho nacional.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Masterchef tem prova com clássica Tarte Tatin francesa

Se você preferir a Tarte Tatin tradicional, confira a receita completa no nosso site, mas aqui temos uma versão deliciosamente revisitada e mais simples que a original!

Comentar este artigo

As MALDIVAS: Pedaço do INFERNO na Terra! Dormir do lado esquerdo do corpo é bom ou ruim para você?...