Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A saga do chocolate: do pé de cacau até nossas mesas!

Por,
Receitas sem Fronteiras

O chocolate faz parte do nosso dia a dia e estamos tão habituados que parece que ele já "nasce" pronto, como se desse em árvore, já na forma do chocolate que conhecemos. Mas não é bem assim não, ele passa por inúmeros processos antes de se tornar esta delícia que tanto amamos. Saiba mais sobre sua fabricação!

© Getty Images

O cacaueiro

O cacaueiro foi inicialmente cultivado pelos maias, depois pelos astecas e era considerado alimento dos deuses sendo consumido inicialmente apenas pelos sacerdotes. No Brasil ele só apareceu no início do século 18.

Os principais países produtores de chocolate ou melhor das favas de cacau estão situados na zonas equatoriais, pois os cacaueiros precisam de um clima quente e úmido. Os maiores produtores de favas são a Costa do Marfim, Brasil, Equador, Indonésia, etc.

A árvore que é a origem do chocolate se chama cacaueiro e seus frutos são  cápsulas grandes, alongadas de cor amarelo até vermelho escuro. Elas crescem diretamente do tronco e mudam de cor de acordo com a maturação e variedade do cacaueiro. 

São as favas, contidas nos frutos alongados como cápsulas, que vão servir para a fabricação do chocolate. Cada fava é envolvida por uma polpa esbranquiçada e um pouco gelatinosa que é  comestível.

 As primeiras etapas da fabricação do chocolate, como a secagem e a fermentação, acontecem nos países produtores, o resto se realiza nos países consumidores em nível industrial, como no Barry Callebaut.

Certos artesãos  chocolateiros fazem em seus ateliers  uma grande parte das etapas de fabricação do chocolate a fim de aperfeiçoar e personificar a qualidade ao longo das etapas e ter um produto único.  Esta nova tendência se chama "bean to bar", ou seja, "da fava ao tablete". 

Na França, é o caso por exemplo de François Pralus e da chocolaterie Alain Ducasse. 

As grandes etapas da fabricação de chocolate são as seguintes: 


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Coelho da Páscoa: dobradura de guardanapo alegra a festa!

Que tal dobrar o guardanapo em forma de coelho?! Diversão e sucesso garantidos!

Comentar este artigo