Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Macarons de açafrão com geléia de damasco

Por

Avalie esta receita 4.8/5 (180 Votos)

Ingredientes

  • 2 claras de ovos
  • 80g de farinha de amêndoa
  • 120g de açúcar de confeiteiro
  • 30g de açúcar refinado
  • 200mg de açafrão em pó
  • 10 colheres de café de geleia de damasco
  • 2 colheres de café cheias de maizena

Detalhes

Pessoas: 5
Complexidade: Difícil
Tempo de preparação: 45min.
Tempo de cozimento: 10min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

PREPARAÇÃO

Misture o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas e passe-as juntas em uma peneira fina para eliminar o máximo de grãos e ter uma massa bem fina.

Leve as claras a banho maria em um recipiente aé que elas fiquem mornas e emulsificadas. Retirar do fogo e bater em neve. Quando as claras estiverem bem brancas, adicionar o açúcar refinado até formar um merengue. Adicionar o açafrão.

Acrescente a mistura de açúcar com amêndoas de pouco a pouco com a ajuda de um pão duro e faça movimentos de baixo para cima e girando o recipiente para que os ingredientes se misturem. É a isso que chamamos de "macaronner". A massa deve ficar maleável e homogênea.

Com a ajuda de um saco de confeiteiro, moldar os macarons sobre uma folha antiaderente fazendo pequenas bolas. Cuidado para não deixa uma ponta na hora de moldá-los. Deixe-os repousar por aproximadamente 40 minutos para que criem uma casquinha.

Durante este tempo, leve a placa de cozimento na geladeira para que resfrie.

Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 150°C. Quando os macarons estiverem com uma "casquinha", deslize o papel antiaderente em que eles repousaram sobre a placa fria e ponha essa sobre uma segunda placa de cozimento. Asse por 10 a 12 minutos deixando a placa no centro do forno. Retire os macarons e deixe-os esfriar antes de retirá-los do papel.

Etapa 2

RECHEIO

Coloque a geleia em uma panela, deixe que ela esquente e acrescente a maizena diluída em um pouco de água. Misture bem até obter uma consistência gelatinosa.

MONTAGEM

Selecione os macarons de mesmo tamanho e coloque uma colherinha de geleia em uma das metades. Faça um "sanduíche" com a outra metade, pressonando-a delicadamente sobre a geleia. Repita esse procedimento para todos os macarons. Deixe-os em local fresco por meia hora antes de servir.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo receita: Cake Pop de pipoca e marshmallow

O cake pop é uma ideia diferente e prática de se servir bolos principalmente em festas infantis. A ideia de fazer cake pop com pipoca é original e deliciosa e as crianças vão adorar nas festas de aniversário. Aproveitem esta ideia. 

Comentar essa receita

Macarons de caramelo e chocolate Meus primeiros macarons de chocolate