Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Cientistas revelam: gatos podem ser tão inteligentes quanto cachorros

Por,
Receitas sem Fronteiras

 Cientistas revelam: gatos podem ser tão inteligentes quanto cachorros

Em princípio, no mínimo, parece desconhecimento, dos que questionam a inteligência dos gatos, sem mencionar que pode parecer uma estupidez, dizer que os cachorros são mais inteligentes que os bichanos.

Mas esta comparação, apesar de não soar bem, é fática, ou seja, ela existe entre os amantes de animais. Mas parece mesmo desconhecimento, pois quem teve a oportunidade de ter gato e cachorro, poderá atestar que ambos têm inteligência, porém, suas personalidades são distintas, podendo ser resumida assim: gatos são mais independentes, quanto os cachorros não. Mas há mesmo uma superioridade 'intelectual' dos cachorros em relação aos gatos?

Cientistas japoneses concluíram que não. Os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cachorros.

Foram realizados testes de memória com 49 gatos domésticos e a conclusão foi a de que os felinos conseguem se lembrar de experiências agradáveis como, por exemplo, comer seu alimento favorito. 

Este tipo de memória, os cientistas nomeiam de memória episódica, que é o mesmo tipo de memória já atestada nos cães.

Mas do que se trata a memória episódica?

É a memória de eventos autobiográficos, que pode ser acessadas conscientemente.

Através dela, por exemplo, alguém pode ser lembrar de uma viagem feita recentemente e reviver determinados acontecimentos ocorridos nela, sentir os cheiros, se lembrando das pessoas que conheceu, revendo os lugares por onde passou e escutar os sons. Aliás, é costume natural do ser humano reconstituir tais eventos.

Tais memórias são única em cada indivíduo, já que estão relacionadas à participação nos acontecimentos.

Mas e a consciência dos gatos?

De acordo com a psicóloga, psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, a memória episódica observada nos gatos, assim como aquele observada nos cachorros, é similar à observada nos humanos, já que os gatos testados e analisados usaram memórias de uma experiência única passa.

Em entrevista à BBC News, Takagi afirmou que "a memória episódica é vista como relacionada à função introspectiva da mente. Nosso estudo indica que existe um tipo de consciência nos gatos".

E mais: "Uma especulação interessante é a de que os felinos devem acionar as memórias da sua experiência, como acontece com os humanos."

© Reprodução

O teste consistiu em usar 04 vasilhames de comida, que foram dispostos em intervalos de 15 minutos, e diante do comportamento dos 49 gatos testados, puderam concluir que eles se lembravam das que tinha sido comido e das que ainda não tinham tocado, indicando que possuem uma memória episódica.  Os cientistas sugerem, ainda, que os gatos podem se lembrar de fatos por um lapso de tempo maior que 15 minutos do evento.

Conclusão: empate entre gatos e cachorros, entre vários testes mentais

Segundo a psicóloga, os estudos ainda irão evoluir mais, com outras aplicações práticas: 

"Entendê-los mais profundamente ajudará a criar um relacionamento melhor entre gatos e humanos". Os gatos podem ser tão inteligentes como os cães, em oposição à visão corrente de que estes são mais espertos."

A mesma equipe de cientistas japoneses já havia feito testes idênticos com cães - eles se lembravam das tigelas em que já tinham comido, assim como os gatos se lembraram nesta pesquisa.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

Isto é O QUE ACONTECE quando você come RÚCULA: e poucos sabem! O que acontece ao engatar marcha ré com o carro em movimento?