Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Você sabe de onde vem o mito de que o gato preto dá azar? Descubra com a gente.

Por,
Receitas sem Fronteiras

Você sabe de onde vem o mito de que o gato preto dá azar? Descubra com a gente.

Os anos passam e alguns absurdos não! Pois é assim a velha máxima de que gato preto dá azar ou de que é uma criatura maligna. Basta dizer que numa ninhada de gatinhos, o gato preto sempre sobra.

Quem nunca ouviu dizer que um gato preto é uma bruxa disfarçada; ou que não se deve cruzar o caminho de um gato preto na sexta-feira 13, pois é sinal de mau agouro eterno; ou que se um gato for na direção oposta a você, é sinal de má-sorte; ou que o gato preto seja prenúncio de morte; ou que cruzar com um gato preto numa noite de luar é sinal de epidemia?! E por aí vai...

Obviamente, isto são crendices tolas em torno de um animal inofensivo, mas que vêm sendo perpetuadas ao longo dos tempos, por gerações.

Na Pérsia antiga acreditava-se que ao maltratar um gato preto, poderia estar maltratando um espírito amigo, feito especialmente para a companhia do homem durante a sua passagem pela terra, ou seja, quando se maltratava um gato preto, estaria maltratando a si próprio.

Porém, na Idade Média, também conhecida como a Idade das Trevas, a visão passou a ser outra, de modo que a crença era a de os felinos possuíam relações com seres do mau, o que se deve aos seus hábitos noturnos. Especificamente, o gato preto, acreditava-se que era um ser diabólico, já que a sua cor era ligada à magia negra e às trevas. Inclusive, tal crença fez nascer o mito de que os gatos pretos eram intimamente ligados às bruxas.

Parece mentira, mas os gatos pretos foram, inclusive, perseguidos pela Inquisição, quando, no século XV, o papa Inocêncio VIII os incluiu na lista de criaturas hereges. Eles eram queimados vivos juntamente com aqueles acusados da prática de bruxaria. O auge da perseguição a esses animais ocorreu no século XVI, no finalzinho da idade Média. Acreditava-se que o poder de uma bruxa estava no seu gato preto. Mas e se ela não tivesse gato preto?!

Esta crença foi tão forte, que o mito do gato preto associado à bruxaria persiste até os dias atuais, já que muitos creem que toda pessoa que pratica magia possui um gato preto. Esses animais, inclusive, devido a isso, são usados em vários rituais místicos, onde são, muitas vezes maltratados e/ou sacrificados.

A proporção disso é tão grande e grave, que ONGs que cuidam da proteção e defesa dos animais, e que ajudam em processos de adoção,  evitam conceder adoção desses animais para pessoas que condicionam o desejo de ter um gato à sua cor preta, sobretudo em datas conhecidas como sendo favoráveis à prática de rituais de magia. Elas ainda recomendam que as pessoas mantenham seus gatos pretos sob vigilância em períodos como o da sexta-feira 13, de preferência presos em casa, pois muitas pessoas ligadas a esses rituais costumam furtar os animais para usá-los em seus rituais.

A cultura popular também dá sua contribuição para esses mitos onde, muitas vezes, os gatos pretos são citados em textos e filmes de terror e suspense, sempre retratando-os com essa ênfase. Um conto bastante famoso, onde o gato preto é retratado como sendo o responsável por diversos acontecimentos sobrenaturais, chama-se "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe.

Vejam as histórias infantis, onde as bruxas são caricaturadas sempre com um gato preto. Ou seja, a crença nos é incutida desde a infância e, o mito é tão forte, que talvez nem seja propositalmente.

O ser humano é mesmo muito intrigante. Quando não consegue culpar a si próprio pelas atrocidades do mundo, procuram qualquer um que sirva como bode expiatório para explicar a sua própria ignorância e ocultar a sua responsabilidade. Observem a história e verão, não só no que se refere aos gatos pretos, mas às guerras, fome, iniquidades etc.

Está mais do que na hora disso terminar, afinal, todas as criaturas que foram postas na terra são divinas, não acham?

 

Fonte: amigonãosecompra

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

Apresentador turco é surpreendido por visita surpresa Gato com vitiligo vira sensação na internet