Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Como fazer uma mousse de foie gras perfeita para o Natal ou outra ocasião festiva?

GettyImages

Este ano está decidido, você vai oferecer uma mousse de foie gras para seus convidados do Natal. Gourmande, original e fácil de fazer, esta receita dispõe de todos os ingredientes para impressionar seus convidados.

Vamos lhe desvendar todos os segredos para preparar uma mousse de foie gras que vale a pena oferecer e saborear!

os segredos de uma mousse de foie gras de sucesso

AdobeStock

O segredo de uma boa mousse de foi gras? Ingredientes frescos e de qualidade. Relativamente simples de fazer, esta receita exige simplesmente harmonizar bem os ingredientes. Se você quiser realizar uma mousse clássica é preciso utilizar foie gras e manteiga (ou creme fleurette, creme que se forma no leite fresco). Para trazer sabores e originalidade, você pode em seguida acrescentar outros ingredientes  como especiarias, trufas ou mesmo rum. No que se refere a foie gras, você tem escolha entre o de ganso e o de pato. O primeiro oferece um sabor delicado e uma linda cor rosa. O segundo tem a vantagem de ser reconhecido graças ao seu sabor mais pronunciado. Uma vez sua escolha resolvida você pode passar à cozinha

nossas melhores receitas de mousse de foie gras para o natal

GettyImages

Embora existam muitas receitas de mousse de foie gras, a base é sempre a mesma. A primeira coisa a se fazer é derreter o creme e o foie cortado em cubinhos numa panela. Não hesite em colocar sal e pimenta do reino para dar mais sabor. Mixe em seguida esta mistura, antes de colocar sua preparação na geladeira para que ela fique bem homogênea.  Pronto sua mousse pode ser servida! De acordo com seu gosto e desejos, existem muitos truques para trazer ainda mais originalidade a esta receita:

  • ferver o foie gras com Porto
  • Acrescentar trufas
  • cozinhar o foie gras numa frigideira no lugar de caçarola
  • preparar a mousse no sifão
  • incorporar especiarias
  • fazer a mousse de foie gras no Thermomix
  • servir a mousse sobre canapés folhados

Mousse de foie gras : todos nossos truques

GettyImages

Para impressionar seus convidados, o ideal é servir sua mousse de foie gras em verrines, acompanhadas de torradinhas e eventualmente cogumelos passados na frigideira. Qualquer que seja sua escolha, saiba que é importante deixar sua mousee repousar na geladeira durante, no mínimo, 12 horas. É indispensável para que sua textura seja firme e fácil de saborear. E quanto à conservação? O foie gras perde rapidamente suas propriedades gustativas  uma vez que ele é aberto: ele se oxida relativamente rápido. É portanto aconselhável terminar sua mousse logo no dia seguinte do seu jantar festivo a, fim de aproveitar o máximo de sabores. Ela ficará boa durante dois ou três dias, na condição de ficar na geladeira, mas ela terá uma sabor menos delicado.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: aprenda a fazer uma verdadeira mousse de chocolate!

Existem milhões de sobremesas, mas a mousse de chocolate está entre as mais queridas e consumidas no mundo! Mas não é atoa, ela é mesmo deliciosa e, quando bem feita, muito leve e aerada! Confira nossa receita tradicional francesa e delicie-se com uma verdadeira e clássica mousse au chocolat!

Clique no "play" e confira a receita! :)

 

Comentar este artigo

5 ingredientes inevitáveis para um menu de Natal gastronômico! Nossas ideias para preparar verrines de abacate com salmão defumado!