Bolo de Chocolate com Recheio de Brigadeiro
Por Luuh

Ingredientes:
- 5 ovos
- 150g de açúcar
- 150g de farinha de trigo
- 1/3 de xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento
- Óleo para untar
- 1 Lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de creme de leite sem soro
- Leite
- Chocolate
Detalhes
Pessoas: 8
Complexidade: Médio
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Massa:
Bata na batedeira 5 ovos (gema e clara) com 150g de açúcar. Bata até triplicar de volume. Vai ficar um creme fofo e claro.
Misture 150g de farinha de trigo peneirada, 1/3 de xícara de chocolate em pó também peneirado (usei o Dois Frades da Nestlé) e 1 colher (sopa) de fermento.
Junte essa mistura de ingredientes secos ao creme de ovos com açúcar.
Misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.
Unte uma forma de aro removível com óleo e cubra o fundo com papel manteiga. Essa massa não cresce quase nada, então pode encher a forma até faltar 1 dedo para a borda. Leve a massa para assar em 200° (o forno não precisa estar preaquecido), por cerca de 20 minutos.
Etapa 2

Recheio:
Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o Dois Frades da Nestlé). Mexa sempre com vigor para não empelotar. Mantenha em fogo médio e após a fervura abaixe o fogo e continue mexendo até ele desgrudar do fundo e ficar firme. Desligue o fogo, junte 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro. Deixe esfriar.
Etapa 3

Cobertura:
Derreta no microondas 1 barra de chocolate de 180g. Usei o 55% cacau. Misture 3 colheres (sopa) de leite morno (isso mesmo, leite!).
Etapa 4

Montagem:
Use a forma que assou o bolo para montá-lo.
Desenforme o bolo e corte em duas partes.
Molhe cada uma das partes com guaraná (usei ginger ale) e fiz isso com auxílio de um pincel.
Coloque o brigadeiro (não usei tudo), cubra com a outra parte da massa e leve para a geladeira por umas 3 horas, pelo menos.
Etapa 5

Desenforme novamente, cubra com a ganache de chocolate e salpique granulado (eu usei raspinhas de chocolate que comprei pronta).
Se quiser um bolo de tamanho normal, dobre a receita. Minha forma tem 18cm X 5cm, é bem pequena.
Sugestões
-
ProveReceita TOP Cerveja Amanteigada do Harry Potter 3.9/5 (251 Votos)
-
Tartes de Abóbora e Queijo Creme 4.4/5 (158 Votos)
-
Massa de batata de coxinha 2.8/5 (283 Votos)
-
Pavê de Chocolate com biscoito... 4.5/5 (149 Votos)
-
Provolone à milanesa 4.6/5 (141 Votos)
-
Mousse de salmão 3.2/5 (288 Votos)
-
Bolo de Cenoura 2.9/5 (276 Votos)
-
Bolo Delícia 3/5 (304 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
O Moscow Mule é um coquetel criado nos Estados Unidos, logo após a segunda guerra mundial. O proprietário da marca Smirnoff tentava sem muito sucesso vender introduzir a vodka no mercado, ao mesmo tempo que, um amigo, tentava familiarizar os americanos à Ginger Ale britânica. Eles, então, uniram o útil ao agradável e criaram um drink que caiu no gosto do povo, misturaram a vodka ao Ginger Ale e acrescentaram limão!
O nome é, na verdade, quase uma brincadeira, um nome significativo baseado no fato da vodka ser de orígem russa, daí o "Moscow" e "mule", sugere que você pode ficar tão tonto quanto ficaria se levasse o coice de uma mula!
Comentar essa receita