Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Alimentos ricos em Melatonina: o hormônio para uma vida melhor

,
Receitas sem Fronteiras

Um hormônio naturalmente produzido pelo nosso corpo, a melatonina não só é responsável pelo nosso sono, mas também tem outros benefícios. Com o passar dos anos, a produção natural de melatonina se reduz então, confira como obter melatonina através da alimentação.

© iStock / Getty Images Plus / RossHelen

O que é a melatonina e qual sua importância?

A melatonina, muitas vezes conhecida como o hormônio do sono, é um regulador dos ritmos circadianos. Este hormônio é sintetizado especialmente à noite, a partir de um neurotransmissor, a serotonina, que deriva do triptofano e é secretado pela glândula pineal (no cérebro) em resposta à ausência de luz.

A melatonina parece ter múltiplas funções além das hormonais, em particular, atua como antioxidante; desempenha um papel no sistema imunológico; está envolvida com o apetite e até mesmo em certos casos de obesidade; tem um papel na regulação da pressão arterial; protege os ossos, além de atuar na proteção contra câncer e, para as mulheres, atua contra adenomiose e endometriose...

Ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo, podendo ser ingerida por meio de medicamentos ou, naturalmente, é possível obtê-la a partir de alguns alimentos. Incluí-los em sua dieta não só irá aumentar a qualidade do seu sono, mas também você obterá outros benefícios para a saúde.

Portanto, descubra os alimentos ricos em melatonina e experimente comê-los regularmente: clique nas setas da foto para continuar lendo.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Smoothie Bowl: saudável, gostoso e impossível resistir!

Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo