Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

RECEITAS de PÃES CASEIROS para mudar seu café da manhã!

Você está cansado do café da manhã sempre igual? Experimente fazer estes pães caseiros diferentes e saudáveis. São fáceis e deliciosos!

© 750 Grammes

Pão de centeio

O pão de centeio é pouco conhecido, mas oferece muitas qualidades nutricionais e é rico em fibras. Ótimo para ser saboreado com manteiga, geleia, mel, etc. no café da manhã e lanche, ou mesmo com queijo, requeijão, humus... Receita para 10 pessoas.

Numa tigela bem grande coloque 1 k de farinha de centeio e faça uma cratera no centro. Aqueça 750 ml de água e dissolva nela 40 g de fermento biológico fresco, mexendo com os dedos até a dissolução completa. Coloque um pouco de sal e 1 colher (de café) de açúcar ou mel e despeje na cratera feita na farinha. Revire a farinha sobre a misture e continue trabalhando desta maneira até formar uma bola de massa colante. Cubra com dois panos deixe descansar por 3 horas. Ela vai triplicar de volume. Ao fim deste tempo coloque farinha de trigo e trabalhe a massa, do centro para o alto e vá colocando farinha aos poucos ( cerca de 300 g de farinha no final). A massa vai ficando cada vez menos colante, mas sempre macia. Enquanto isto preaqueça o forno a 180°C. Coloque a massa sobre a mesa de trabalho enfarinhada e continue amassando. Faça uma bola e divida ao meio, formando duas que você vai ainda dividir ao meio, formando quatro bolas. Dê a elas uma forma alongada de pão e faça rasgos por cima com auxílio de uma faca. Leve a assar por 40 minutos. Ao fim deste tempo, bata sobre o pão e se o som for oco está pronto. Delicie-se!


.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

PASTA DE BISCOITO, impossível parar de comer esta delícia!

Você já tinha pensado em fazer uma pasta com seu biscoito farovito?! Pois é, fica uma delícia e, além de poder comer pura, você pode usar como se fosse uma Nutella, pasta de amendoim ou outras...

Ingredientes:

  • 180 g do biscoito de sua preferência
  • 150 ml de leite
  • 20 g de açúcar de confeiteiro

 

Comentar este artigo