Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

As melhores SOBREMESAS feitas com OVOS!

Eu digo sempre que podemos fazer não importa qual sobremesa quando temos ovos à mão. É claro que precisamos sempre de outros ingredientes como o leite, creme, açúcar... Os ovos permitem fazer um tanto de coisas boas e bonitas como sobremesas, o ovo tendo a propriedade de ligar as misturas durante o cozimento  proporciona texturas sedosas.

Você tem dúvidas? Demonstração!

Ovos nevados

Silvia Santucci

Uma das sobremesas mais comuns, na pura tradição da cozinha familiar. Trata-se de um creme inglês sobre o qual coloca-se delicadamente claras de ovos, batidas em neve com açúcar antes de colocá-las em leite fervente. Os mais gulosos vão colocar um filete de caramelo, amêndoas laminadas, avelãs, nozes pecan caramelizadas ou pralinés rosas trituradas. Para o creme inglês você precisa de 1/2 litro de leite, 5 gemas de ovo, 80 g de açúcar, baunilha. Bata metade do açúcar com as gemas numa tigela. Coloque o leite para ferver com a baunilha e a outra metade do açúcar. Derrame o leite sobre as gemas batendo rápido. O ideal é colocar a tigela em banho-maria (sem encostar na água quente e continuar batendo até obter um creme untuoso. Depois você coloca as claras em neve (já passadas no leite fervente, às colheradas), depois de frio leve à geladeira e sirva bem gelado.

o flan

As melhores SOBREMESAS feitas com OVOS!

É a sobremesa que faziam nossas avós toda semana, quando o leite não se conservava tanto quanto hoje em dia. O flan é assado em ramequins ou sobre um fundo de massa brisée para a versão chamada "flan pâtissier" ou "flan parisiense". Para o "flan pâtissier" você precisa de: 1 massa brisée, 4 ovos, 150 g de açúcar, 90 g de maisena, baunilha e 1 litro de leite. Aqueça o leite com a baunilha. Bata os ovos. Misture o açúcar com a maisena e coloque os ovos batidos. Misture bem até obter um creme homogêneo. Derrame o leite sobre esta mistura e leve a verfer em fogo baixo durante uns três minutos. Unte uma forma de torta, forre com a massa brisée e coloque o creme. Lave ao forno, a 180°C, por 30 a 40 minutos. 

Massa brisée

Creme de ovos e leite

Stock-Adobe-RobcartorresSuper simples de fazer, esta sobremesa à moda antiga é a versão primitiva do nosso pudim de leite condensado, mas com um sabor especial e muito menos doce. Você precisa de 30 g de manteiga, 1 litro de leite integral (antigamente não existia semi, nem desnatado), baunilha, 125 g de açúcar e 8 ovos. Leve o leite com a baunilha a ferver e enquanto isto bata os ovos com um açúcar numa tigela.  Preaqueça o forno a 150°C. Derrame o leite sobre a mistura batendo sempre. Unte com a manteiga os ramequins, derrame a mistura em cada um. leve ao forno, em banho-maria, por uns 35 minutos até que fiquem bem firmes e assados. Espere esfriar, filme e coloque na geladeira. Retire o filme e sirva bem gelado.

Os crèmes brulées

Silvia Santucci

Encontramos totalmente os mesmos ingredientes que no "creme de leite com ovos" mas os ramequins são mais baixos e a porção de creme é mais fina. Os cremes, depois de frios são dourados na superfície, depois de ter colocado uma fina camada de açúcar sobre cada um. Você pode dourá-los usando um maçarico de cozinha. A receita original diz que o açúcar é colocado sobre o creme, antes de levá-lo ao forno. Fica bem melhor se feito com maçarico, pois sua crocância é muito mais 

Pasteis de nata

pastel de belém

Os famosos e deliciosos Pastéis de Nata ou de Belém são uma das especiarias de Portugal e simplesmente deliciosos. Vamos deixar estas receitas para você experimentar:

Pastel de nata

Pastéis de nata - receita portuguesa

Pastel de nata

ovos queimados e ambrosia

Ovos queimados

Quando você tem aquela vontade de comer um doce à mode antiga e pensa que precisa de muitos ingredientes ou grandes elaborações... Que engano, você faz estes doces também de origem portuguesa e dos tempos das vovós. Uma delícia que você faz num piscar de olhos. Confira!

Ovos queimados

Ambrosia da vovó

Ambrosia

quindim  e pudim de claras

As melhores SOBREMESAS feitas com OVOS!

Outra sobremesa à base de ovos, também de origem portuguesa) que é simplesmente deliciosa, principalmente quando segue a receita original, sem acréscimo de farinha ou maisena (que usam para "render" mais...). A textura cremosa, com aquele caldinho adocicado é sensacional. Para aproveitar as claras faça o pudim de claras com damasco que é muito especial, lindo e derrete na boca.Experimentem!

Quindim rápido- receita original 

Pudim de claras com damasco

Quindim de liquidificador

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Técnicas de Cozimento em vídeo: Ovos Mollet

Você sabe preparar ovos Mollet como um Chef? Ovos mollet são aqueles servidos inteirinhos, sem casca e que, quando cortamos, tem a gema que escorre, linda e deliciosa! Nada fáceis de fazer, mas depois da explicação do nosso chef Christophe, você vai se tornar um expert!

Comentar este artigo

Tendência preta: o CARVÃO VEGETAL, o que é? FAVAS e PETITS POIS à vontade nestas receitas selecionadas!