Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Receita de Tofu Caseiro (Queijo de Soja)!

O queijo que tem inúmeros benefícios para a saúde!

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de grãos de soja (aproximadamente 350g);
  • 2 colheres de chá de cloreto de magnésio;
  • água.

Modo de Preparo do Leite de Soja:

  1. Selecione os grãos de soja, retirando possíveis pedras e/ou grãos estragados.
  2. Em uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas.
  3. Após, escorra, lave e coloque em um liquidificador. Cubra toda a soja com água (cerca de 5 xícaras) e bata até os grãos ficarem bem triturados. Caso não caiba tudo dentro do seu liquidificador, pode dividir em duas partes.
  4. Sobre uma panela grande, coe bem este leite, seja com uma peneira bem fina ou com coador de pano (o ideal é um voil). Aperte bem, para aproveitar todo o leite da soja. Você vai precisar de 1,5 litro deste leite concentrado. Meça a quantidade total e se faltar, complete com água.
  5. Deixe este leite cozinhar em fogo médio até ferver, o que vai levar cerca de 10 minutos, mexendo bem para não grudar, retirando as espumas que vão surgindo, pois, dessa forma, você poderá acompanhar melhor o processo.

Modo de Preparo do Tofu:

  1. Assim que os 10 minutos da fervura estiverem bem próximos, ferva 1 xícara de água e adicione o cloreto de magnésio, reservando essa mistura. 
  2. Desligue o fogo antes que o leite comece a subir com a fervura.
  3. Coloque 1/3 da da mistura do cloreto (diluído na água) assim que desligar e misture por alguns segundos. Coloque o restante aos pouquinhos, misturando sempre. Quando o leite começar a coalhar, pare de colocar a mistura de cloreto com água.
  4. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Após os 10 minutos, coloque um pano de algodão, como uma fralda ou pano de prato, ou até mesmo um voil, sobre uma peneira pequena, colocando todo o conteúdo da panela, com muito cuidado, deixando escorrer. Lembre-se de colocar algo por baixo do coador, para que o caldo não escorra por todos os lados.
  6. Em seguida, feche bem com o pano, colocando algo por cima (prato ou forma) sob um peso de cerca de 300g, o que vai ajudar seus tofu a ficar mais compacto e bem firme, dando forma, inclusive. Deixe descansar por 40 minutos.
  7. Após os 40 minutos, retire o tofu cuidadosamente e coloque dentro de uma vasilha com água filtrada. Abra o pano delicadamente e deixe o tofu descansar por 15 minutos.
  8. Passados os 15 minutos, troque a água, deixando descansar por mais 15 minutos antes de servir.
  9. Observação: esse descanso na água vai ajudar a deixar o sabor do seu tofu mais neutro, principalmente se você se empolgou e exagerou na quantidade de cloreto de magnésio (O cloreto de magnésio, em excesso, vai deixar o tofu mais adocicado, e não com o sabor mais neutro).

Pronto! Agora é saboreá-lo como melhor preferir...

Existem receitas deliciosas com o tofu como ingrediente principal.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Talharim com queijo e bacon gratinado

Cestinhas de bacon recheadas com tranças de espaguete e um delicioso molho de queijo!!! Se você resistir a esta delícia, a gente desiste! :) :D ;)

Talharim com queijo e bacon!

Ingredientes:

  • 200 g de espaguete cozido
  • 200 g de creme de leite fresco
  • 200 g de queijo ralado
  • 10 fatias de bacon
  • Sal e pimenta do reino

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Em tábua, divida e espalhe o espaguete, formando tranças.
  3. Em uma panela, misture o creme de leite fresco e o queijo ralado. Leve ao fogo para derreter até obter a consistência de um molho suave.
  4. Em pequenas formas, disponha as fatias de bacon, elas devem cobrir o interior.
  5. Em seguida, adicione as tranças de espaguete nas laterais da forma e despeje o molho de queijo dentro delas. Dobre as fatias de bacon por cima.
  6. Asse por 15-20 minutos ou até que o bacon fique grelhado.

Comentar este artigo